“Pedro Ruffo indica 5 músicas para escutar durante os estudos nessa quarentena”

O ator, professor e jornalista Pedro Ruffo lançou recentemente o projeto “Estude em Casa na Quarentena” para dar suporte a vestibulando nesse período de recessão. O projeto consiste em uma série de vídeos em seu canal do YouTube e no IGTV, respondendo dúvidas relacionadas a língua portuguesa, com intuito de otimizar esse período em que os estudantes devem ficar em casa, dando suporte principalmente àqueles que não têm acesso a ensino à distância.

 

E para auxiliar ainda mais nos estudos e deixar as aulas em casa ainda mais tranquilas e dinâmicas, Pedro indica 5 músicas para escutar durante os estudos em casa nessa quarentena.

 

#1 – Daniel (1973) – Bernie Taupin e Elton John

Elton John abre todas as minhas playlists há três anos. É um cantor e compositor que marcou muito a minha vida por motivos óbvios e eu escuto para tudo: para rir, para me emocionar, para chorar, para sentir raiva e para estudar… Escolho “Daniel” dentre tantas outras que amo porque, além de ter uma melodia muito prazerosa, nos presenteia com uma letra muito bonita: “Do you still feel the pain of the scars that won’t heal / Your eyes have died but you see more than I / Daniel you’re a star in the face of the sky”.

É perfeita para aquela pausa nos estudos… para respirar fundo, relaxar a musculatura, aliviar as tensões e voltar a se concentrar.

https://youtu.be/mxzIUNg0aDw

 

#2 – Ela faz meditação (2017) – Pedro Batistélla

Tenho tendência a amar as produções dos meus amigos pessoais, mas este não tem como amar! As músicas do álbum “Lúcido”, do Pedro, me animam, revigoram e deixam alto astral! É perfeita para aquele momento em que precisamos dar uma pausa nos livros, papéis e e-mais de orientador para subir em cima da cama e pular junto com ela que “só pode ser do avesso / ela só pode ser do lado ao contrário / ela incomoda com as pedras no sapato / não liga pra dor / deixa de lado”.

https://youtu.be/DkQWZUcT0YU

 

#3 – Oração ao tempo (1979) – Caetano Veloso

Caetano é sempre bem vindo em algum momento da playlist. Na hora dos estudos, “tempo, tempo, tempo / és um dos deuses mais lindo” é perfeito para o momento do feedback sobre uma avaliação, um texto enviado ou a devolutiva de uma atividade que você fez com dedicação e recebe um retorno não tão positivo quanto esperava do professor/orientador.

https://youtu.be/HQap2igIhxA

 

#4 – Toda a forma de amor (1983) – Lulu Santos

O Lulu me causa as mesmas sensações que o Pedro Batistélla. É perfeito para um momento de descontração nos estudos! Traz um acalento no coração saber que “a gente vai à luta / E conhece a dor / Consideramos justa toda forma de amor”.

https://www.youtube.com/watch?v=VcfMaO-nprE

 

#5 – Como nossos pais (1976) – Belchior, na voz de Maria Rita

A voz de Maria Rita é para ouvir quando levanta, quando toma banho, quando escova os dentes, quando estuda, quando deita para dormir… Ô genética boa! A música composta por Belchior e eternizada na voz de Elis é uma aula de História belíssima que nos ajuda a relembrar que para pior ou melhor, “ainda somos os mesmos”.

https://youtu.be/Fvi_UN3E_Co

 

 

Pedro é formado em Letras pelo Instituto Singularidades e Jornalismo pela PUC-SP, Pedro está atualmente no Mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-SP. É professor do Colégio Rainha da Paz e da Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha). Passou pela E.E. Martim Francisco e pelo Cursinho Popular Clarice Lispector (USP-Farmácia). Trabalha com Educação desde 2015 e seu objeto de estudo engloba a intertextualidade bakhtiniana na literatura infanto-juvenil. Dedica-se a estudar, também, as fake news e os impactos desta na opinião pública. Além de professor e jornalista, Pedro é ator, seus últimos espetáculos foram: o musical “ELTON – the first 70 years” (2017), dando vida ao protagonista, Elton John; o drama de Federico García Lorca, “A Casa de Bernarda Alba” (2016-2018), indicado ao Prêmio Belas Artes; a comédia “A Caixa” (2018) e a comédia “Manjar dos Deuses” (2016-2019). Teve como mestres o diretor Albano Sargaço, o preparador de atores Tomás Rezende, o maestro Ettore Veríssimo, e a maestrina Lívia Cubayachi. Atualmente, participou do curso Canto para teatro com a diretora musical e compositora Fernanda Maia no Núcleo Experimental. Dirigiu as montagens escolares de “Freak Show” (2015), “Grease” (2016), “Wicked” (2017), “A Ratoeira” (2018) e “O despertar da primavera” (2019). Venceu 4 concursos de literatura com os contos “Questionando Cristo Redentor”, “Dentes de Leão”, “Às margens do rio Tâmega” e “O Diabo Louro”.

 

Confira a primeira aula através dos links:

IGTV: https://www.instagram.com/tv/B94v2NbBw7x/

Youtube: https://youtu.be/5cWiQr-HDuI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *