Conecte-se conosco

News

Abertas as inscrições para a 33ª edição do Troféu HQMIX

Publicado

em

No Dia do Quadrinho Brasileiro (30/1), o mais importante troféu da área de quadrinhos abre as inscrições em seu site www.hqmix.com.br

A partir do próximo dia 30 de janeiro, toda a produção de quadrinhos, com suas editoras e autores, poderá entrar no site www.hqmix.com.br e inscrever suas obras publicadas entre 1 de janeiro  a 31 de dezembro de 2020. 

Ao todo, são 33 categorias e uma delas, “Projeto Especial de Pandemia”, terá um destaque especial nessa edição. Ganhará o troféu a melhor ação, feita para enfrentar um ano atípico e problemático como foi 2020.

 A data de 30 de janeiro foi escolhida para o Dia do Quadrinho Brasileiro porque lembra a publicação do desenhista Angelo Agostini, na Revista Vida Fluminense, de “As aventuras de Nhô Quim” (30/01/1869), que marcou o pioneirismo do Brasil na publicação de quadrinhos no mundo.

As inscrições estarão abertas até 10 de fevereiro de 2021. O custo da inscrição em cada item é de R$ 10 e pode ser feita tanto pelo autor como pela editora. 

No mesmo site, há um formulário para quem comprove que é da área de produção de quadrinhos e queira participar da votação final para os melhores de 2020. 

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter mudado todo o mercado, a área de quadrinhos produziu muito.

Vejam as Categorias:

Publicação de Aventura/terror/fantasia

Obra com temáticas de aventura, terror ou fantasia.

Publicação de Clássico

Obra de republicação de clássicos quadrinhos antigos.

Publicação de Humor

Obra com temática de humor.

Publicação de Tira

Obra de coletâneas de tiras originalmente publicadas em jornais, internet ou de material inédito.

Publicação em Minissérie

Obra publicada que se completa em mais de uma edição. Assim, só poderá ser inscrita quando for publicada sua última publicação sequencial completando o arco da história.

Publicação Infantil

Obra produzida e destinada para o público infantil.

Publicação Juvenil

Obra produzida e destinada para o público juvenil.

Publicação Mix

Obra de coletânea de vários autores em um mesmo volume, seguindo um tema ou não.

Adaptação para os Quadrinhos

Obra composta por adaptação de quadrinhos de uma obra da literatura, do cinema, do teatro ou de outras artes.

Edição Especial Estrangeira

Obra estrangeira em quadrinhos, publicada em volume único.

Edição Especial Nacional

Obra nacional em quadrinhos, publicada em volume único.

Publicação Independente Edição Única

Obra de um único número (one-shot), publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.

Publicação Independente Seriada

Obra em série, com previsão de mais edições com o mesmo título, ou mesma família de personagens ou em continuação de capítulos, publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.

Publicação Independente de Grupo

Obra de coletâneas, antologias ou mixes, seguindo um tema ou não, publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.

Livro Teórico

Obra composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados aos Quadrinhos.

Editora do Ano

Editora com maior destaque e relevância no ano anterior ao da realização da cerimônia de premiação.

Web Quadrinhos

Obra em quadrinhos originalmente criada para ser veiculada pela internet.

Web Tira

Obra seriada sob a forma de tiras em quadrinhos, originalmente criada para ser veiculada pela internet.

Arte-finalista Nacional

Autor de Obra, responsável pela finalização de uma arte, dando os últimos retoques e realçando o traço do desenho seja em técnica manual, a tinta, ou digital.

Colorista Nacional

Autor de Obra, responsável por acrescentar cor à arte em branco-e-preto.

Desenhista Nacional

Autor de Obra, responsável por ilustrar suas histórias ou de outras pessoas. Pode trabalhar com diferentes meios e técnicas (lápis, tinta, pintura, colagem, etc.).

Novo Talento – Desenhista

Autor de Obra que tenha alcançado destaque no mercado de quadrinhos pela qualidade do seu trabalho na função de Desenhista há, no máximo, três anos.

Roteirista Nacional

Autor de Obra responsável pela elaboração ou adaptação de roteiro para os quadrinhos.

Novo Talento – Roteirista

Autor de Obra que tenha alcançado destaque no mercado de quadrinhos pela qualidade do seu trabalho, na função de roteirista, há, no máximo, três anos.

Evento

Eventos, salões ou festivais, cuja temática seja ligada aos quadrinhos.

Exposição

Exibição ou mostra pública de obras de quadrinhos.

Produção para outras Linguagens

Obra baseada em quadrinhos, produzida em outras mídias, como adaptações para o cinema ou TV, documentários, peças teatrais, livros, etc.

Categorias especiais

São aquelas que não são submetidas à votação pública. Os vencedores são escolhidos pela Comissão Organizadora do Prêmio HQMIX em processos de decisão internos, seguindo critérios técnicos de avaliação.

Projeto Editorial

Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta editorial diferenciada ou especial.

Projeto Gráfico

Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta gráfica diferenciada ou especial.

Projeto Especial na Pandemia

Ações e projetos (obras, projetos especiais, lives, atividades on-line, cursos à distância e outras linguagens) realizados em resistência às dificuldades impostas durante o período de pandemia da Covid-19 e que ajudaram a manter a arte dos quadrinhos viva.

Categorias acadêmicas

São aquelas cujos trabalhos inscritos são avaliados pela Comissão Acadêmica

Tese de Conclusão de Curso

Trabalho acadêmico de avaliação final de graduação com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.

Dissertação de Mestrado

Trabalho acadêmico de avaliação final de pós-graduação de mestrado, resultado de pesquisa com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.

Tese de Doutorado

Trabalho acadêmico de avaliação final de pós-graduação de doutorado, resultado de pesquisa própria com tema na área de dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Raphaella Souza, nova promessa da música, apresenta o show Jazz Sessions, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 15 de maio.

Publicado

em

 

A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, na Quarta Acústica

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 15 de maio, na Quarta Acústica do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um Tributo às Divas Amy Winehouse e Sade, além de uma homenagem à inesquecível Rita Lee.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No dia 15 estará acompanhada do violonista Gustavo Moraes e de Alexandre Fon na percussão.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Rapha’s Jazz Sessions acontece às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo link online. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ. Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.


Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

Ingressos: R$ 20,00
As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.
Link das vendas online https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/8e9cd9a4deb6f2fdb799c972f728d23391b41476
A bilheteria física funciona de quarta a sexta de 14h às 19h, sábado de 14h às 18h e no domingo de 10h às 17h com as formas de pagamento em débito, crédito e dinheiro.

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

News

Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

Publicado

em

Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.