Último segundo

O que NÃO devemos fazer em uma entrevista de emprego?

Publicado

em

Especialista discute principais erros cometidos na hora da entrevista

A entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo, por isso, se dar bem neste momento pode ser decisivo para conseguir a contratação. Segundo Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, para garantir uma boa impressão e aumentar as chances de sucesso neste momento é fundamental evitar certos comportamentos. “Para se dar bem em uma entrevista de emprego é preciso pensar antes naquilo que vai ser dito, pensar em como se apresentar, no que vai vestir e em como organizar a fala. Também é importante estar preparado para as mais variadas perguntas que podem surgir, além de respirar fundo antes, é claro”, explica Caio.

Entre os cuidados que devem ser tomados, o especialista lista os quatro erros mais cometidos pelos candidatos a vagas no mercado de trabalho na hora de conversar com a empresa:

Evite usar o celular durante a entrevista

O alerta pode parecer óbvio, porém, segundo Caio, muitos candidatos não conseguem se desligar do celular nem mesmo durante a entrevista. A dica é colocar no Modo Avião ou guardar o aparelho para evitar distrações. Mostrar interesse genuíno na conversa com o entrevistador garante pontos a mais na corrida pela vaga.

Seja honesto sobre sua trajetória profissional e suas habilidades

Todo cuidado é pouco com relação às informações compartilhadas tanto no currículo como na hora da conversa com o recrutador. Seja sincero com o RH, afinal, não é preciso mentir para se destacar. Se a empresa não valoriza seus verdadeiros valores, outra, certamente, se alinhará melhor com você. A sinceridade é sempre a melhor política.

Não fale mal de antigos chefes ou empregos

Criticar antigos colegas, chefes ou empresas pode prejudicar sua imagem. Mesmo que determinada experiência profissional tenha sido negativa, foque nos aspectos positivos do que você aprendeu enquanto esteve na empresa em questão. Se o entrevistador perguntar sobre os pontos negativos, responda com muito cuidado, destacando como os seus valores não estavam alinhados e como você busca crescer em uma empresa com melhores oportunidades de carreira.

Chegue preparado

Chegar em uma entrevista de emprego sem conhecer o básico sobre a empresa é um erro comum que pode ser fatal. Antes da entrevista, pesquise sobre a instituição, conheça seu mercado de atuação e procure informações sobre as pessoas com as quais você terá contato no dia a dia. Estes cuidados demonstram preparação e interesse, além de evitarem situações desconfortáveis.

No caso das entrevistas virtuais, é preciso ter alguns cuidados a mais, segundo Caio. “Hoje, é comum uma empresa contratar um colaborador de forma 100% remota e, muitas vezes, ele começa a trabalhar em esquema home office sem nunca ter visto pessoalmente absolutamente ninguém do time, nem superiores e nem pares”, explica.

Nestes casos, elaborar um bom currículo e uma boa carta de apresentação continua sendo importante, porém, em muitos casos, são exigidas versões digitais destes materiais. “É comum, por exemplo, o que os recrutadores chamam de vídeo currículo, que nada mais é do que uma apresentação profissional em vídeo”, explica.

Neste caso, o especialista dá mais duas dicas mais específicas:

Crie, na sua casa, um cenário adequado e bastante profissional quando for conversar com algum representante de empresa em vídeo pelo computador ou pelo celular

Não é porque o recrutador sabe que você está em casa que isso significa que o ambiente pode ser informal. Cuidado com a presença de crianças e animais quando estiver conversando com alguém. Esteja vestido adequadamente e evite ao máximo qualquer tipo de ruído, o que pode ser minimizado com o uso de fone.

Conheça bem as plataformas de conversa online atuais

No caso das entrevistas de emprego, elas não costumam acontecer por Whatsapp ou Skype, ferramentas com as quais a maioria das pessoas está mais acostumada. Vale pesquisar as mais conhecidas para estar familiarizado com a ferramenta.

Sobre Caio Infante

Eleito por três anos consecutivos como um dos profissionais de RH mais influentes do mercado, Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.

Recentemente, Caio passou a ocupar, também, o cargo de Diretor de Patrocínios da ABRHSP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – SP) da Regional Berrini.

Informações sobre Consultoria, Palestras e Treinamentos, acesse: www.caioinfante.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile