Gente

Networking para empreendedores: por que ele é tão necessário

Publicado

em

Andrea Greco traz dicas de como empreendedores podem (e devem) cuidar de sua rede de contatos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o networking é muito importante para quem decide empreender seja como microempreendedor, empreendedor individual ou profissional autônomo. Por meio dele, é possível estar próximo de possíveis indicações qualificadas de negócios, entregar valor e gerar transformação na vida de outras pessoas e alcançar seus objetivos profissionais.

Em seu recém-lançado livro Conecte-se: Construa relacionamentos que vão gerar negócios, parcerias e manter sua rede aquecida (Literare Books), a especialista afirma que existem três etapas fundamentais de um bom networking para empreendedores: conhecer, conectar e confiar. “O fato de uma pessoa já fazer networking não significa que ela está com suas conexões ativas. Para realizar um networking mais eficiente e estratégico, que nutre relacionamentos ganha-ganha, é preciso estabelecer confiança. Sem conhecer as pessoas certas, não nos conectamos, e sem nos conectarmos, não confiamos”, explica Andrea.

Em seu livro, Andrea dá algumas dicas práticas:

Tenha objetivos claros

Antes de movimentar sua rede, defina o que você pretende com isso, assim fica mais fácil entender com quem você deve conversar e quem deve conhecer, além de transmitir uma mensagem autêntica e coerente.

Comece pela rede que você já tem

Antes de tentar ampliar sua rede, pense nos relacionamentos que você já estabeleceu durante sua trajetória profissional e pessoal. Pessoas já conhecidas tendem a estarem dispostas a ajudar, mas precisam saber como fazer isso. Olhe com carinho para sua rede atual e veja quem pode ajudar com uma indicação ou parceria e agende um bate-papo.

Prepare sua abordagem

Ao abordar alguém, pense no seu conteúdo e na sua abordagem. Oferecer uma oferta logo de cara pode passar desespero do mesmo jeito que abordar alguém e sumir pode parecer desinteresse. Fique atento a cada detalhe.

Faça descobertas

Procure descobrir o máximo de informações das pessoas que formam sua rede de contatos para humanizar suas conexões.

Defina uma agenda

Sim, fazer networking requer organização. Separe um tempo na sua semana para fazer estes contatos. Inclua na sua rotina atividades como enviar mensagens, solicitar conexões nas redes sociais, marcar encontros… Essa organização faz toda diferença para tornar o processo leve e produtivo.

Dê continuidade

Depois de uma conversa, procure manter a relação ativa por meio de contatos esporádicos – só assim é possível gerar oportunidades futuras. Quem não é visto não é lembrado!

Cuida da sua autoestima

Para fazer networking é preciso confiar em si mesmo e no seu negócio. Tenha clara sua proposta de valor, seus diferenciais e seu posicionamento. Procure sempre manter sua autoestima elevada. Ter brilho nos olhos e se expressar com paixão demonstra confiança.

Sobre Andréa Greco

Andréa Greco é uma apaixonada por conteúdos relacionados à Área de Recursos Humanos, Linkedin e Networking. Psicóloga há mais de 17 anos nas áreas de Recrutamento & Seleção e Treinamento, se tornou palestrante internacional e uma das mais premiadas importantes influenciadoras de RH do mercado.

Com experiência profissional em diversas consultorias de RH e empresas multinacionais e nacionais, Andréa possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e trabalha ajudando empresas e profissionais de RH por meio de seus cursos, palestras, workshops, mentorias e consultorias.

Andréa Greco também é autora do Conecte-Se: Construa relacionamentos que vão gerar negócios, parcerias e manter sua rede aquecida (Literare Books International).

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile