Conecte-se conosco

News

Ensax Orquestra celebra os 80 anos de Paulo Leminski em apresentação no Solar do Rosário

Publicado

em

A Ensax Orquestra se apresenta no Auditório Regina Casillo, no dia 27 de setembro, às 20 horas. O concerto celebra a criatividade dos grandes artistas populares brasileiros Ary Barroso e Paulo Leminski, com o título “Música e poesia – Leminski 80 anos”. O evento faz parte do projeto “Plano Anual do Solar do Rosário”.

O repertório cuidadosamente selecionado traz à tona a sensibilidade e a genialidade de Barroso e Leminski, com interpretações que emocionam a plateia. A poesia de Leminski, com sua profundidade e beleza, encontrou na música a interpretação perfeita, criando um diálogo emocionante entre as duas artes.

Ary Barroso foi o artista mais gravado por Carmen Miranda e é autor de sucessos como “Aquarela do Brasil”, “Os Quindins de Yayá”, “O Tabuleiro da Baiana”, entre outros sambas imortais. Leminski, além de publicitário e escritor, teve suas poesias gravadas por grandes nomes da MPB. “Verdura” foi gravada por Caetano Veloso, “Valeu” foi um hit de Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira e do Blindagem, e “Promessas Demais” entrou no repertório de Ney Matogrosso. Mesmo depois de sua morte precoce, em 1989, sua obra seguiu ecoando na MPB como é o caso de “Luzes”, gravada por Suzana Salles e Arnaldo Antunes.

“A orquestra, conhecida por sua sonoridade marcante e arranjos inovadores, criou uma atmosfera única, transportando os presentes para um universo de melodias e poesias que ecoam no coração do Brasil. Pensando nisso, criamos um single da canção “Aquarela do Brasil” que é um hino nacional e uma das obras mais conhecidas de Ary Barroso”, que será lançado ainda neste ano, explicou o diretor artístico e musical, Paulo Campos.

Ensax Orquestra

Criada em 2015, a Ensax Orquestra tem se destacado por seus projetos inovadores e pela valorização da música brasileira. Com um repertório que abrange desde clássicos da MPB até composições autorais, a orquestra já se apresentou em diversos palcos importantes, consolidando-se como uma das principais forças da música instrumental do país.

Com 13 instrumentistas profissionais e parceria com o Solar do Rosário, que abriu o Auditório Regina Casillo para que a orquestra tivesse uma “casa própria”, a Ensax Orquestra é a única orquestra de saxofones do Brasil, que conta com 9 saxofonistas, além de baixo, piano e percussão.

Fazem parte da composição da orquestra no Sax soprano – Paulo Campos, Sax alto – Joana Ravaglio, Deco Luppi, Caetano Kraemer e Andrey Quevedo. Sax tenor – Antônio Sousa, Glauco Menezes, Caetano Kraemer e Poly Lemes. Sax barítono – Cinthia Oyama Piano – Fábio Gottschild. Baixo – Lúcio Lowen. Percussão – Nando Lemos e Otto Lennon Arranjos – Roberto Sion, Fábio Gottschild e Cacá Malaquias. Direção artística e musical – Paulo Campos. Direção Cênica – Sonia Morena. Roteiro – Deyse Campos

Vale lembrar que o Plano Anual Solar do Rosário  é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto, e conta com a direção de Lucia Casillo Malucelli.

SERVIÇO:

Música e poesia – Leminski 80 anos

Dia: 27 de setembro – sexta-feira

Horário: 20 horas

Endereço: Auditório Regina Casillo – Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro)

Informações:  41 3225 6232 ou https://www.instagram.com/solar.dorosario/?hl=en

Sobre o Solar do Rosário:

Há mais de três décadas, o Solar do Rosário se destaca como um oásis de arte e cultura em Curitiba. Fundado por Regina de Barros Correia Casillo, o centro cultural oferece uma programação diversa e acessível para todas as idades. Em 2021, o Solar ganhou um novo espaço, ampliando suas possibilidades e consolidando-se como um polo cultural imperdível na capital paranaense.

O Auditório Regina Casillo com capacidade para 300 pessoas e foco em eventos de música e literatura, já recebeu diversas orquestras e grandes nomes da música clássica. Recebe também anualmente o vencedor do aclamado Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica sempre com casa lotada. Apoia jovens talentos locais e realiza mensalmente contrapartidas sociais recebendo alunos e professores de escolas públicas para concertos didáticos.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Suel canta com Priscila Senna e Raphaela Santos em “Metade Vai, Metade Fica”

Publicado

em

Cantor libera aguardada faixa do projeto “Pôr do Suel (Ao vivo em Recife)”

Suel, Priscila Senna e Raphaela Santos estão juntos em “Metade Vai, Metade Fica”. O artista carioca recebeu as talentosíssimas cantoras em uma versão incrível de seu grande sucesso. Representando Recife e levantando o público do Parador, Priscila e Raphaela adicionaram muito charme pernambucano à amada faixa de Suel, criando a combinação perfeita para curtir um pagode diferenciado. O lançamento é da Virgin Music sob licença exclusiva GH Records.

Ouça aqui: https://virginmusicbr.lnk.to/MetadeVaiMetadeFica

Assista aqui: https://youtu.be/BgSJH6-s7dg?feature=shared

“Essa música é um sucesso atual da minha carreira solo que ganhou ares nacionais com as lindas interpretações de Priscila Senna e Raphaela Santos. Essa mistura que fizemos surpreendeu todos que estavam na gravação e com certeza vai surpreender todos que ouvirem. Fizemos uma junção nova, diferente e ousada. Eu me desafiei a cantar no tom das meninas e ficou muito bom”, Suel conta animado.

@kaiocads

Nascido no Rio de Janeiro, o “Pôr do Suel” é um show em formato único, com palco 360 graus, no qual Suel canta por mais de 5 horas, estabelecendo uma conexão próxima entre público, banda e, agora, ouvintes em casa. A gravação aconteceu dia 14 de abril de 2024 e contou também com participações de Toni Garrido, Menos é Mais, Mr. Dan e Marvvila.

Continuar Lendo

News

UNG oferta atendimentos para pacientes com seletividade alimentar

Publicado

em

Distúrbio é caracterizado pela resistência em comer alimentos de determinados formatos, texturas e sabores

A Universidade Guarulhos (UNG), por meio da Clínica-Escola de Nutrição, está com agenda aberta para tratamentos de crianças e adolescentes com seletividade alimentar. O distúrbio é caracterizado pela resistência em comer alimentos de determinados formatos, texturas e sabores.

O atendimento é realizado por profissionais especializados no assunto, os quais vão buscar a aceitação alimentar e a prevenção de deficiências nutricionais do paciente. De acordo com a nutricionista e responsável-técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNG, Flávia Terciano, o tratamento é adaptado às necessidades de cada pessoa.

UNG oferta atendimentos para pacientes com seletividade alimentar

“Nosso foco é entender quais alimentos são rejeitados e se essa recusa está ligada à textura, ao sabor ou formato. A partir disso, iniciaremos um processo lúdico, com brinquedos e exercícios, incluindo uma mini cozinha para preparar as comidas com as crianças e adolescentes, incentivando a aceitação”, explica Terciano. Segundo a especialista, dependendo do grau da seletividade, é comum observar deficiências de vitaminas, minerais e alterações no peso, uma vez que a dieta desses pacientes costuma ser muito restrita.

As consultas são realizadas apenas na segunda-feira ou sexta-feira, das 9h às 14h. Para realizar o agendamento e obter mais informações, é preciso entrar em contato pelo Whatsapp (11) 91414-7155, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A Clínica-Escola de Nutrição da UNG fica localizada na Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos.

Continuar Lendo

News

Mateus Mendes lança “É a ideologia, estúpido!”, dia 14.09 (sábado), na Bienal do Livro de SP , sobre as disputas ideológicas atuais, provocando reflexões e vontade de lutar.

Publicado

em

No dia 16 (segunda) participa do debate “Disputa ideológica no Brasil passado, presente e futuro”, com José Genoíno e autografa o livro na Livraria Expressão Popular/SP.

 

 

Mateus Mendes, mestre em Ciência Política, lança o livro “É a ideologia, estúpido!”, pela Editora Letra Selvagem, surgindo ‘como uma lamparina luminosa em meio às trevas, a revelar o que se oculta por trás da aparente naturalidade de ideias, narrativas e jargões que, de tão repetidas e disseminadas subliminarmente no cotidiano das populações, se cristalizaram na mente de bilhões de trabalhadores e párias da sociedade capitalista’, conforme Nicodemos Sena assinala.

A ideologia é a representação dos interesses das classes sociais, seja no encobrimento da realidade antagônica de grupos divergentes ou mesmo na constituição de uma sociedade baseada em uma nova ordem social. Mateus Mendes mostra de forma cirúrgica as disputas ideológicas atuais, reflete sobre as consequências deixadas pela ascensão bolsonarista e posiciona a organização da ação política para que a esquerda possa vencer a guerra ideológica. “É a ideologia, estúpido!” é um livro que cumpre seu papel – provoca reflexões e a vontade de lutar.

No próximo dia 14 de setembro, Mateus Mendes estará autografando o livro na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no stand da editora.

No dia 16 de setembro (segunda), participa do debate “Disputa ideológica no Brasil passado, presente e futuro”, com José Genoíno, na Livraria Expressão Popular, Alameda Nothmann, 806 – Campos Elíseos, São Paulo, a partir das 18h.


Mateus Mendes é coordenador do Grupo de Trabalho Digital da Rebrip (Rede Brasileira pela Integração dos Povos) e professor de Geografia da Rede Municipal Duque de Caxias. Atualmente, faz doutorado em Economia Política Internacional (UFRJ). É mestre em Ciência Política (UniRio), na linha de Política Mundial e bacharel em Geografia (UFF). Foi diretor do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe). É autor de Guerra híbrida e neogolpismo: geopolítica e luta de classes no Brasil (2013-2018) (Expressão Popular, 2022)

“A presente obra de Mateus Mendes é uma contribuição formidável à análise crítica das disputas ideológicas que moldam a nossa realidade atual, contextualizando os fenômenos traumáticos que marcaram a nossa última década, explicando a ascensão do bolsonarismo e fornecendo substrato para a reflexão. É também um incentivo instigante para a organização da ação política, ao deixar claro que o primeiro passo para que a esquerda possa tentar vencer a guerra ideológica é começar a lutar . ” (Estevam Silva Editor do perfil Pensar a História).

Instagram: https://www.instagram.com/mendes.mateus1980/
Link para aquisição do livro: forms.gle/GdjVLZgNCkYQKf9M6

 

Ficha técnica

Livro: É a ideologia, estúpido!
Autor: Mateus Mendes
Editora: Letra Selvagem
1ª edição, Taubaté/SP, 2024
152p.
ISBN 978-65-89841-33-3 1.
Ciência política – Relações internacionais – Geografia política
Coordenação editorial: Nicodemos Sena
Editora executiva: Marli Aparecida Perim
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem
Design editorial (capa e miolo): Cesar Neves Filho
Diagrama da página 90: Antonio Ribas
Foto do autor: Germano Mendes
Preparação de originais: Nicodemos Sena
Revisão: o Autor
Representante comercial: Marcelo Nogueira
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Angélica Ilacqua – CRB-8/7057

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.