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Drik Barbosa é anunciada no Lollapalooza Brasil 2025

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A cantora paulistana Drik Barbosa tem em seu DNA artístico a busca por uma música que não apenas sirva como uma plataforma de resistência e preservação da identidade, mas que também transmita afeto, movimento e entusiasmo. Com suas raízes fincadas no rap e no movimento hip hop, contudo, a artista acabou transbordando suas letras, canções e poesias para outros universos, como o pop, o funk e o pagode. Exemplo disso são as parcerias musicais que ela coleciona, com Péricles, Gloria Groove, Emicida, Pitty, Rincon Sapiência, Karol Conká, Rashid e Luedji Luna. Agora, mais um marco importante se desenha na trajetória da artista. Drik Barbosa, que é uma artista da Laboratório Fantasma, acaba de ser anunciada como uma das atrações do Lollapalooza Brasil, que acontece entre os dias 28 e 30 de março de 2025.

“Eu estou muito feliz. É um frio na barriga gostoso, porque eu já estive no palco do festival algumas vezes, principalmente participando de shows do Emicida. E também já fui como público pra curtir os shows. Sempre é um momento do ano que eu fico esperando acontecer. E, agora, vou poder levar o meu show solo, mostrar mais da minha música, das misturas que eu faço com rap, R&B e outros gêneros que fazem parte da minha vida. Poder mostrar a potência de ser uma mulher do rap e ser uma mulher preta no palco é algo muito significativo. E eu sei que nunca é só por mim, é por toda uma trajetória de mulheres”, conta Drik.

Somando mais de 5 milhões de plays apenas no último ano e sendo uma das cantoras mais respeitadas na cena do rap, Drik Barbosa é anunciada no Lollapalooza por ser uma potência criativa. Ela terá a oportunidade de apresentar as músicas da sua discografia, como o álbum Drik Barbosa (2019), os EPs Espelho (2018) e NÓS (2022), além de outros singles de sucesso.

Ouça Drik Barbosa aqui

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Aplicativo de delivery Giross chega em São Paulo com selo da Anvisa para entregas farmacêuticas

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Envios de manipulados e medicamentos sem o selo podem gerar multas ou fechamento de farmácias

Os paulistanos seguem enfrentando os desafios de um trânsito cada vez mais congestionado. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) constatou uma média de 38 horas anuais perdidas por motorista em 2024. Em meio a esse movimento estão as motos, bicicletas ou até carros dos aplicativos de delivery, já que são mais de 120 mil empreendimentos conectados a esses apps, de acordo com o Foodservice Brasil.

O mercado de farmácias em São Paulo, com mais de 3.492 estabelecimentos, não fica de fora do problema, e lida com as queixas pela demora das entregas de medicamentos constantemente. Porém, para esse ramo, há um agravante: o transporte de itens de saúde exige autorização da Anvisa para garantir segurança e conformidade com as regulamentações sanitárias.

Aplicativo de delivery Giross chega em São Paulo com selo da Anvisa para entregas farmacêuticas

“Para quem trabalha com transporte de cargas, principalmente medicamentos, é de extrema necessidade que possua o Selo da Anvisa. Esse selo tem como intuito registrar os produtos para certificar que são seguros. Os transportadores que não possuem esse certificado, podem levar multas e até ter a carga apreendida por ser considerada como tráfico”, destacou Filipe Martins, CEO do aplicativo Giross (@girossapp), que chega com a promessa de acelerar em 70% as entregas nos três formatos: bicicleta, moto e carro.

Especialista no ramo farmacêutico, a Giross já atende marcas como Drogasil e Pague Menos, assim como Petz e mais marcas. A startup, nascida no Brasil e hoje presente em países como Portugal, acumula certificados da Anvisa e da Apex, com a liberação garantida para o envio de medicamentos. “Entregas de manipulados sem o certificado que temos estarão fora do padrão e há perigo até mesmo de fechamento da farmácia”, conclui Martins.

O app também inclui tecnologias próprias de mapeamento de rotas. Entre os diferenciais estão também os seguros diversos para as marcas parceiras e para os motoboys. A ideia é emitir maior segurança após a tentativa de outras empresas em fazer delivery com drones, os quais podem causar erros e violar as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação) – com entrada em condomínios residenciais, por exemplo.

✅ Taxa reduzida para as marcas parceiras:
A plataforma introduz, ainda, um sistema de pontuação para entregadores, com o objetivo de melhorar a experiência e garantir a tranquilidade dos usuários. O modelo também estabelece uma taxa de 20% para as entregas, sendo inferior à média de 35% praticada por outras do setor.

O aplicativo permite que colaboradores ampliem sua renda em uma faixa de R$ 3.000/mês, enquanto conta com mais de 75 mil entregadores cadastrados em 340 cidades brasileiras.

Sob a liderança do CEO Filipe Martins, que afirma suprir as lacunas do mercado de entregas do país, a ferramenta também promete outras utilidades: “Esqueceu uma roupa na casa da ex-namorada e quer receber de volta em um passe de mágica? O app Giross leva para você também”, conta, mostrando outras utilidades para além das aproveitadas por empresas.

Para mais informações sobre os serviços do Giross em São Paulo, visite o site oficial: https://giross.com.br

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Orquestra Ouro Preto estreia “Hilda Furacão, a Ópera”, em SP

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Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileira ganha uma versão operística inédita com adaptação e música original de Tim Rescala; a estreia acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Theatro Municipal de São Paulo, e seguirá para apresentações em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

A Orquestra Ouro Preto estreará nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, “Hilda Furacão, a Ópera”, uma adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, imortalizado na célebre minissérie dos anos 90. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a montagem promete capturar a intensidade dos sentimentos e a complexidade dos dilemas da personagem que desafiou as convenções sociais de uma conservadora Belo Horizonte dos anos 60.

As apresentações na capital paulista serão realizadas no Theatro Municipal de São Paulo, e os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria da casa. Na sequência, a produção será apresentada em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de novembro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, “Hilda Furacão, a Ópera” celebra a riqueza da cultura brasileira em uma produção cantada em português. Dividido em dois atos, o espetáculo explora os dilemas éticos, sociais e religiosos da época.

O elenco conta com renomados cantores líricos brasileiros, prometendo emocionar o público com uma montagem impactante: Carla Rizzi interpreta Hilda, Jabez Lima é Frei Malthus, Marília Vargas é Loló Ventura, Marcelo Coutinho encarna Nelson Sarmento, Johnny França é Aramel, e Fernando Portari representa o narrador e autor Roberto Drummond.

Com uma sólida trajetória na cena operística brasileira, a mezzo-soprano Carla Rizzi possui vasta experiência como atriz, emprestando à personagem toda a força dramática que ela demanda. A cantora repete a parceria com a Orquestra Ouro Preto, cujo último trabalho foi a bem-sucedida montagem “Auto da Compadecida, a Ópera”, assim como Jabez Lima, tenor que interpreta Frei Malthus.

Uma das vozes mais proeminentes da ópera nacional, Jabez Lima empresta seu talento ao jovem frei que vive os dilemas entre o desejo da santidade e a tentação de seus sentimentos. O tenor, que interpretou João Grilo na versão mineira da obra de Suassuna, mostra toda a sua versatilidade e excelência agora em uma faceta dramática.

O romance do escritor mineiro Roberto Drummond conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aida, consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons.

“Hilda tem tudo que a gente procura em um libreto, sob o ponto de vista operístico, para levar uma história para o palco. É rica nos conflitos, nas reflexões, na dramaturgia e nesse equilíbrio entre o drama e os momentos cômicos. Além disso, Hilda é uma personagem feminina muito importante da nossa literatura, que carrega fortes reflexões sobre liberdade, imposições sociais e sobre traçar seu próprio destino. Tudo isso faz dela uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Tim Rescala, que repete a parceria operística com a formação mineira após a bem-sucedida montagem de “Auto da Compadecida, a Ópera”, reforça as qualidades da narrativa que agora chega aos palcos. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, talvez até tragicômica, personagens fortes, carismáticos e uma grande carga emocional”, enumera.

Para as composições originais, Tim Rescala incorporou elementos da música popular da época, sobretudo o que se ouvia pelo rádio, ao discurso operístico. “Não só a música brasileira, mas também a norte-americana, incluindo os boleros que tanto sucesso fizeram no mundo todo neste período. Esse cancioneiro marcou muito essa época e procurei incorporar esse universo sonoro à partitura para criar algo híbrido, em uma ópera com ares de musical”, avalia o compositor.

Com a estreia de “Hilda Furacão, a Ópera”, a Orquestra Ouro Preto reafirma sua busca pela criação de um repertório operístico brasileiro e convida o público a mergulhar em uma jornada de amor, fé e desafio às normas estabelecidas.

 

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto estreia “Hilda Furacão, a Ópera”

 

São Paulo

Data: 5 e 6 de novembro de 2024

Horário: Às 20 horas

Local: Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/n, República. SP)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

Belo Horizonte

Data: 21 e 22 de novembro de 2024

Horário: Às 20 horas

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, centro. BH)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

Rio de Janeiro

Data: 24 e 25 de novembro de 2024

Horário: Domingo, às 18h, e segunda, às 20h

Local: Cidade das Artes (avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca. RJ)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

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Professores da UNG estão em ranking de cientistas mais influentes de 2024

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Estudo realizado pela Universidade de Stanford evidencia pesquisadores com maior impacto científico

Pelo quinto ano consecutivo, professores do Programa de Pós-Graduação da Universidade Guarulhos (UNG) estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo, divulgada pela Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a editora Elsevier. O ranking de 2024 evidencia os pesquisadores com maior impacto científico ao longo de sua carreira ou durante o ano de 2023.

Entre os educadores reconhecidos estão a doutora Magda Feres, o doutor Jamil Shibli Awad e o doutor João Gabriel Souza, todos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, com especialização em Microbiologia Oral, Periodontia e Implantologia, respectivamente. Pela primeira vez participando da lista, o professor João Gabriel expressou sua satisfação em estar ao lado de pesquisadores que tanto admira. “Defendi meu doutorado voltado para os fatores causadores de infecções relacionadas a implantes dentais faz apenas cinco anos. Para mim, é uma honra estar nessa lista. Esse fato demonstra como meu trabalho vem sendo referência para outros grupos científicos e novos estudos nessa área”.

Outro destaque é o professor Josué de Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, especializado em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Ele destacou a relevância contínua dos pesquisadores da Instituição de Ensino Superior no cenário mundial. “Estar novamente entre os mais influentes cientistas do mundo reafirma a importância e a qualidade dos estudos realizados na UNG para o avanço da ciência e o benefício da sociedade”.

O professor Josué ainda ressaltou os avanços recentes em sua linha de pesquisa sobre doenças negligenciadas. “Nossa equipe tem feito progressos significativos, especialmente no uso de compostos com potencial antiparasitário, que têm mostrado resultados promissores. Estamos também ampliando a compreensão dos mecanismos farmacodinâmicos e desenvolvendo novas técnicas de diagnóstico. Com a combinação de pesquisa básica e aplicada, esperamos contribuir com soluções mais eficazes para doenças que ainda afetam milhões de pessoas em regiões desfavorecidas”, concluiu.

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