Conecte-se conosco

Gente

Correios lançam emissão comemorativa de selos de Natal com ilustrações de Ziraldo

Publicado

em

Série especial traz imagens garimpadas no Instituto Ziraldo e será lançada no dia 24 de outubro, data de aniversário do multiartista

Os Correios lançam uma série de quatro selos natalinos, no próximo dia 24, quando Ziraldo completaria 92 anos, em sua homenagem, destacando o seu legado como artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista. A coleção será lançada em cerimônia no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir das 19h.

O produtor Tarcísio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo, selecionaram no acervo da instituição quatro desenhos de diversas épocas para ilustrar a nova série.

O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro “40-55, itinerário de um artista gráfico”, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do Bom Velhinho. O segundo selo reproduz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo apresenta a ideia, feita a lápis de cor, do Menino Maluquinho para um Natal do fim dos anos 1990. O quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.

A tiragem total será de 160 mil exemplares (40 mil para cada selo), com valor facial de R$ 2,55. Os selos medem 30 x 40mm, com impressão em papel cuchê gomado, a cargo da Casa da Moeda do Brasil. As técnicas usadas nas ilustrações são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, “é uma honra para a empresa ter os traços geniais e inconfundíveis de Ziraldo registrados nos selos postais. Com seu talento único, Ziraldo marcou gerações como escritor, ilustrador e cartunista. Criador de obras emblemáticas, ele trouxe à literatura infantil brasileira uma nova forma de contar histórias, repleta de humor, sensibilidade e identificação com o cotidiano das crianças. Seu trabalho também transcende o público infantil. Com suas tirinhas, cartuns e charges, Ziraldo abordou temas sociais e políticos de maneira crítica e criativa, dialogando com diferentes camadas da sociedade. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações de leitores, artistas e pensadores. Por isso, devemos celebrar e reconhecer sua contribuição inestimável à cultura nacional”, afirma o executivo.

“Mesmo numa era de comunicação veloz e digital, trazemos o acervo do Ziraldo nas mensagens afetuosas de fim de ano com os Selos de Natal 2024. Ziraldo para todas as idades, em todos os tempos! Essa homenagem dos Correios é motivo de grande alegria para nós”, afirma Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.

Ao longo de sua trajetória, o multiartista teve uma parceria marcante com a estatal, que simbolizou a valorização da arte e da cultura brasileira. Ziraldo contribuiu com ilustrações de seus personagens para campanhas comemorativas e edições especiais de selos, ajudando a aproximar a arte gráfica da comunicação postal no Brasil.

Em 1994, foi convidado para ilustrar os tradicionais selos de Natal e selecionou alguns de seus personagens icônicos. O Menino Maluquinho de braços abertos vestindo um casaco de Papai Noel bem maior que o seu tamanho, o Bichinho da Maçã com o gorro natalino, Pererê colocando uma cartinha em seu único pé de sapato e a sua Turma em um coro uníssono inspiraram o artista a retratar situações típicas da data.

O próprio artista descreveu assim essa parceria com os Correios: “Eu acho que todo artista gráfico não pode passar pela vida sem fazer um selo. E eu fiquei muito feliz porque esses selos de Natal vão perpetuar os meus personagens, dando-lhes importância nacional”, disse Ziraldo na época à Revista dos Correios, que já havia utilizado um de seus desenhos – o Galo, símbolo do Festival Internacional da Canção Popular – em um selo comemorativo de 1967.

À época, Ziraldo destacou que sua maior preocupação ao criar a série era realizar um trabalho caprichado. “Por ser muito pequeno, o selo tem elementos baseados em detalhes. Eu quis fazer um que as pessoas olhassem e dissessem ‘Que maravilha!’, que quisessem guardá-lo”, esclareceu o artista, que, assim como outros tantos meninos, manteve na juventude uma coleção de selos. A sua abrangia 74 países. Agora, 30 anos depois, os personagens de Ziraldo ilustram uma nova série de selos natalinos, que também serão objeto de colecionadores.

SOBRE ZIRALDO

Ziraldo Alves Pinto dedicou-se por sete décadas à literatura e à ilustração. Foi artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista… um verdadeiro multiartista que marcou a cultura brasileira. Nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG). Publicou seu primeiro desenho aos 6 anos, no jornal “A Folha de Minas”.
Apaixonado por gibis, aos 12 anos começou a desenhar suas próprias histórias em quadrinhos. Em 1946, descobriu o traço caricatural quando viu um desenho retratando o presidente Gaspar Dutra. Ziraldo ficou intrigado e fascinado. Seu pai prontamente explicou: “Isso é caricatura, Ziraldo!” Naquele momento, aos 14 anos, ele encontrou todas as respostas para sua arte. Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro levando seu caderno de desenho, cheio de caricaturas e ilustrações, e, depois de muita persistência, conseguiu emprego como estagiário publicitário.

A paixão por gibis o levou a lançar, em 1960, a pioneira revista em quadrinhos Pererê, com temáticas socioambientais até hoje atuais e relevantes, que circulou nas mãos de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 1967, criou Os Zeróis, caricaturas irreverentes de personagens como Mulher Maravilha, Super Homem, Tarzan, Batman, Robin, Tocha Humana, etc. que viraram tiras de humor e foram publicadas em diversos jornais nacionais e internacionais. Em 1969, recebeu o Nobel Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas, em Bruxelas.

Durante a ditadura militar do Brasil, suas caricaturas tiveram grande destaque político. No mesmo ano do Nobel de Humor, lançou seu primeiro livro, Flicts, um divisor de águas na literatura infantojuvenil e confessou, publicamente, ter encontrado ali sua vocação. Em 1980, com o sucesso estrondoso de O Menino Maluquinho, Ziraldo mergulhou profundamente na literatura para crianças e jovens, tendo editado ao longo de sua carreira quase 200 títulos.

Em 70 anos de trabalho, sua produção atingiu uma relevância incomparável que pode ser vista em catálogos, coletâneas, antologias e depoimentos de fãs de todas as idades. Participou de inúmeros salões de humor, diversas exposições de arte a partir de suas criações e recebeu incontáveis homenagens e prêmios, com destaque para o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, em 2008, pela qualidade e importância de sua obra, seu compromisso social, sua difusão e grande repercussão internacional.

Ziraldo faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos, em 6 de abril deste ano, deixando um acervo relevante para a memória cultural do Brasil. Este acervo vem sendo digitalizado, catalogado e difundido pelo Instituto Ziraldo. Sua conservação, desde 2024, conta com o patrocínio da PRIO, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultural.

SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO

Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história.  A instituição já digitalizou e inventou, até o momento, cerca de 18 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.
O acervo inclui inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e sobre os contextos social e político das suas obras.

Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional. Ler para ir além da leitura é a missão do Instituto Ziraldo.
Instagram: https://www.instagram.com/instituto_ziraldo/

SOBRE A PRIO

A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O & G: extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, busca envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da plataforma de patrocínios I Love PRIO.

Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I  PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio

SOBRE OS CORREIOS

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos.

Site: https://www.correios.com.br
LinkedIn:  https://www.linkedin.com/company/correios/
Instagram:  https://www.instagram.com/correiosoficial/
Facebook:  https://www.facebook.com/correios
TikTok:  https://www.tiktok.com/@correiosoficialbr
Assessoria de Imprensa dos Correios – RJ : imprensarj@correios.com.br

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Com ingressos esgotados, Gloria Groove faz história na estreia turnê “Serenata da GG” em São Paulo

Publicado

em

Show grandioso e repleto de surpresas no Espaço Unimed trouxe arranjos exclusivos, homenagens a grandes nomes do pagode e momentos emocionantes como o “Correio do Amor” e um pedido de namoro no palco

Na noite de ontem (19), Gloria Groove fez história no Espaço Unimed, em São Paulo, com a estreia da turnê “Serenata da GG”. O espetáculo, que teve ingressos esgotados, foi marcado por uma noite de surpresas em uma celebração à música e ao amor. A artista entregou muito mais do que uma apresentação: foi uma experiência única com uma conexão íntima com as mais de 8 mil pessoas presentes.

Com impressionantes 34 músicas, incluindo nove medleys, o repertório trouxe os sucessos dos dois volumes da “Serenata da GG”, com destaque para as versões de sucessos da multiartista no pagode. A artista apresentou arranjos inéditos que deram uma nova vida às músicas, diferentes das versões disponíveis nas plataformas digitais. O cuidado com os arranjos transformou o show em uma experiência singular, pensada para emocionar e surpreender o público.

Sucessos como “Nosso Primeiro Beijo” – cantada duas vezes, em dois dos momentos mais especiais da noite -, “Chamada Proibida”, “A Loba” e faixas colaborativas, como “Quem de Nós Dois / Encostar na Tua”, com a participação de Ana Carolina, foram entoados por todos os cantos do Espaço Unimed. As Serenettes, backing vocals de Gloria, foram parte essencial dessa entrega, com suas harmonias perfeitas.

Durante o espetáculo, Gloria homenageou grandes nomes do pagode romântico que a inspiraram, com releituras emocionantes de clássicos que marcaram o pagode nos anos 90 e 2000. Canções de Belo, Sorriso Maroto, Exaltasamba, Os Travessos, Thiaguinho, D’Black ganharam destaque, com a plateia cantando em uníssono, assim como o cover de “Coração Partido” do grupo Menos é Mais.

Outro momento emocionante foi o “Correio do Amor”, uma interação especial que Gloria criou desde a gravação do projeto. Na entrada do evento, os fãs tiveram a oportunidade de escrever cartas, bilhetes para amigos ou até pedidos para a própria artista. Durante o show, Gloria leu essas cartas no palco e dedicou músicas aos seus remetentes.

A noite também foi marcada por um pedido de namoro surpresa em cima do palco, arrancando aplausos e gritos emocionados da plateia. Gloria, sempre próxima de seu público, celebrou o momento junto com o casal, fazendo dessa estreia uma noite ainda mais inesquecível.

O bis foi um presente especial para os fãs, com hits como “Vermelho”, “Coisa Boa” e “Radar” encerrando a noite em grande estilo. A aclamação da plateia provou que a “Serenata da GG” já se consolida como uma das turnês mais emocionantes e icônicas da carreira de Gloria Groove.

Um dos destaques do show foi a acessibilidade: a presença de intérpretes de Libras garantiu que toda a plateia pudesse vivenciar o espetáculo de forma inclusiva. Desde a concepção do projeto, Gloria reforça seu compromisso com a inclusão de todos.

Essa estreia no Espaço Unimed é apenas o início da turnê “Serenata da GG”. No dia 23 de novembro, Gloria levará a mesma energia contagiante para o Espaço Hall, no Rio de Janeiro. Novas datas serão anunciadas em breve.

Continuar Lendo

Gente

Junior & Cezar lançam primeiro volume do grandioso DVD “Simplesmente” e celebram nova fase da carreira

Publicado

em

Projeto marca a estreia da parceria com a Universal Music, Na House e NSMUSIC, sob a direção musical de Eduardo Pepato

Júnior & Cézar apresentou nesta sexta (18) o primeiro volume de seu mais novo DVD, intitulado “Simplesmente”, em todas as plataformas de áudio. O trabalho audiovisual, gravado em uma noite memorável em julho, em São Paulo, é o maior da carreira da dupla até o momento. O lançamento é pelo selo NA HOUSE, de Eduardo Pepato, em parceria com a Universal Music e com gestão da NonStop Music.

Com uma produção grandiosa, o projeto é dirigido pelo renomado Fernando Trevisan, o Catatau, e conta com a direção musical de Eduardo Pepato, vencedor do Grammy Latino, que já trabalhou com grandes nomes como Chitãozinho & Xororó, Luan Santana, Simone Mendes, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça, e que também assina a direção musical do disco.

O primeiro volume do DVD traz uma seleção de canções inéditas, cuidadosamente escolhidas pela dupla. O lançamento das faixas em vídeo também começa na sexta, ao meio-dia, com o clipe da faixa de trabalho “Fraquinho de Aparência”. Novos vídeos serão lançados a cada sexta-feira, das músicas “Admite”, “Inferno Astral”, “Butecada” e “Devolve”.

O DVD “Simplesmente” é o maior projeto da carreira de Júnior & Cézar até agora, contando com o preparo e cuidado da Non Stop Music Business, vertical voltada aos negócios da indústria da música dentro da gigante do marketing de influência. O lançamento pelo selo Na House marca um momento importante para a dupla, que agora faz parte do seleto grupo de artistas gerenciados pela Non Stop Music.

“Sem dúvida nenhuma, esse é o trabalho mais lindo que gravamos! Um repertório escolhido com muito carinho”, comenta Júnior. “Esse DVD tem algo muito especial, afinal, já são mais de quatro anos desde o nosso último projeto. A mensagem principal é sobre nunca desistir dos sonhos, sempre acreditar e ter fé”, completa o artista.

Luan Mota, diretor da Non Stop Music, destacou o orgulho de ver esse projeto tomar forma: “Pra nós da NSMUSIC, é uma grande alegria ver esse projeto sendo lançado. Júnior & Cézar são artistas de talento inegável e, com a produção musical de Eduardo Pepato, o resultado é incrível. Esperamos que o público curta bastante, pois foi pensado e produzido com muito carinho.”

O repertório da gravação incluiu 14 faixas inéditas e a participação especial da dupla Felipe & Rodrigo, que contagiou o público com as performances dos sucessos “Gosta de Rua” e “Média Boa”. A estrutura do palco foi grandiosa, com um letreiro em LED e o nome da dupla na parte central, além de uma banda sincronizada. A equipe técnica utilizou equipamentos de última geração para garantir a captação de qualidade do DVD. Na ocasião, Júnior & Cézar foram surpreendidos pela equipe da Non Stop Music e por Eduardo Pepato com uma homenagem pelos 200 milhões de streams acumulados no Spotify e YouTube.

Naturais de Liberato Salzano e Constantina, no Rio Grande do Sul, Júnior & Cézar começaram tocando em festas e eventos locais, e em 2018 lançaram seu primeiro DVD, “Duas vidas e um sonho”. Em 2024, completam 16 anos de carreira profissional, com dois discos, milhares de shows e diversas participações. A dupla agora se prepara para viver um novo capítulo, consolidando-se como um dos grandes nomes do sertanejo contemporâneo.

Continuar Lendo

Gente

Dr. Rey revela no The Noite ter tido e se curado de um câncer de próstata

Publicado

em

O famoso cirurgião plástico Robert Rey, mais conhecido como Dr. Rey, escolheu o The Noite com Danilo Gentili para fazer uma revelação exclusiva. No programa desta quarta-feira, 16 de outubro, ele diz que tratou um câncer na próstata sem a imprensa saber.

“Eu peguei um câncer. Não queria que colocassem o dedinho no meu c***. O médico falou que eu estava na idade de fazer e realmente tem que fazer, mas não queria. Falei para fazer uma tomografia”, afirma, antes de relatar como recebeu a notícia. “A radiologista me telefona e fala: ‘Você tem um tumor de 13 centímetros’”.

Dr. Rey relata que nos momentos mais difíceis recebeu apoio do médico Fernando Cotait Maluf, do Hospital Israelita Albert Einstein, e do apresentador Celso Portiolli.

“O Doutor Maluf me liga constantemente. O Celso Portiolli me liga em casa sempre. Não sei, mas acho que ele teve um problema similar. Quantas vezes no meio da noite, ele me chamou para saber como estava o tratamento?”, declara.

Atualmente, o cirurgião plástico diz estar completamente curado graças aos diversos tratamentos dos quais se submeteu.

“Passei pela quimioterapia, daí fiz a naturopatia. Estudei todos os anticânceres das culturas antigas, da bíblia fiz também… Aí fui para a minha igreja, sou mórmon, mas não importa, você pode ser qualquer coisa. O meu pastor colocou uma gota de óleo na minha cabeça e falou a seguinte frase: ‘Irmão Roberto Rey, pelo sacerdócio que eu possuo, comando que esse câncer saia do seu corpo’. Na semana seguinte, fui para o urologista e ele disse: ‘O Rey, você está gastando o meu tempo? Não só não tem câncer em você como não tem nem cicatriz’. Quem me curou?”, ressalta.

“A medicina moderna funcionou, a medicina natural funcionou, mas a religião também funcionou. Deus dá a ciência para nos ajudar. Hoje, não tem nem cicatriz”, finaliza.

Além da doença superada, Dr. Rey também fala com Danilo Gentili a respeito da sua carreira artística na televisão e em filmes, além do seu livro “Dicas de Beleza do Dr. Rey”.

O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.