Projeto Social Nunca Desista dos seus sonhos visa ajudar crianças carentes

Ações levam alegria, amor, educação e cultura aos pequenos

Fundado em dezembro de 2015, o Projeto Social Nunca Desista dos seus Sonhos nasceu de uma necessidade de ajudar, educar e humanizar crianças carentes. Desde então se resumem assim os dias de trabalho à distância do seu fundador Ricardo Cabello e de outros voluntários que hoje atendem vários centros municipais de educação infantil, localizados em regiões periféricas de Goiânia e Aparecida de Goiânia, em Goiás. O projeto desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura aos pequenos.

Dentre as ações desenvolvidas anualmente pelo projeto estão os aniversários solidários, páscoa, festa junina, dia das crianças, natal e a campanha de doações de livros infantis. “Nossa campanha de doações de livros tem por objetivo montar e estruturar bibliotecas infantis nos centros de educação e comunidades em situação de risco social”, informa Ricardo Cabello, que é autor do livro “Ricardinho, o pequeno grande sonhador: nunca desista dos seus sonhos”.

Por trás de cada biblioteca há um trabalho realizado toda semana, que envolve toda comunidade escolar, onde as crianças levam os livros para casa a fim de ter uma leitura conjunta com a família e, na semana seguinte, eles debatem os livros em sala de aula junto com os colegas.

Ganhando grande destaque nos três últimos anos o objetivo do projeto é universalizar o acesso à leitura na primeira infância, criando igualdade de oportunidade para crianças que não tem uma biblioteca disponível ou não tem condições de comprar livros. “Acreditamos que só a educação pode transformar o mundo em um lugar mais justo e menos desigual. Já conseguimos montar seis bibliotecas infantis dentro das creches e escolas carentes até o momento. Nossa meta para 2021 é estruturar e montar mais quatro bibliotecas. Iremos começar a desenvolver esse trabalho no interior de Goiás também. No momento abrimos em Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidades do interior de Goiás”, revela o criador do projeto.

Estímulo à leitura
Dentre as várias campanhas, o projeto disponibiliza caixas personalizadas para coleta de livros infantis literários, que podem ser adotadas por empresas e multinacionais, visando arrecadar das mais diversas fontes os livros para as bibliotecas.

“Durante a pandemia de Coronavírus levantamos além dos livros, cestas básicas, kit de higiene pessoal, máscaras de proteção e continuamos com todo o suporte básico às familias carentes e àquelas que são beneficiadas com as ações do nosso projeto”, afirma Cabello, dizendo ainda que o projeto continua firme e forte, mesmo com um inimigo invisível, “que torna nosso trabalho mais importante ainda, visto que muitas famílias e crianças não possuem assistência básica e acolhimento necessário, ainda mais diante de uma pandemia. Um problema não só social do Brasil, mas mundial”.

Ricardo Cabello atualmente reside na Irlanda, mas desde sempre tem coordenado e gerenciado o projeto mesmo à distância. “Seguimos gratos e com as energias sempre positivas de que o bem sempre vence”, conta.

Livros ampliam horizontes e transformam vidas. Quando você̂ doa um livro, doa mais do que palavras. Você̂ amplia os horizontes de quem lê, dando ressignificação e maiores perspectivas de vida, porque livros transformam vidas. “Quanto antes cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maiores serão as chances de se tornar um adulto leitor”, conclui Ricardo Cabello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *