Mentoria Empresarial

Mentoria Empresarial

Diferentemente da consultoria, a mentoria é um suporte mais abrangente, não apenas focado na empresa, mas também no sucesso do empreendedor, indispensável em momentos de crise.

Manter a atividade empresarial em meio a uma crise econômica mundial é sem dúvidas desafiador. Ainda mais quando envolve a tomada de uma série de decisões importantes para a manutenção do negócio. Nem sempre é fácil para um empresário passar por certas situações sem o apoio profissional.

Em condições comuns, por exemplo, o IBGE destaca que apenas 40% das empresas brasileiras seguem abertas depois de cinco anos de sua inauguração. Esse dado é de 2017 e aponta a necessidade de profissionalização da gestão e da tomada de decisão para a redução de riscos.

Esse é o cenário em que a mentoria empresarial mostra todo o seu protagonismo. Uma opção viável do ponto de vista econômico e intelectual. Diferentemente dos modelos convencionais e sem resultados, o mentor empresarial é um profissional com ampla experiência e expertise em diversos tipos de empresas, e que soma ao seu currículo o estudo contínuo, unindo assim a prática e teoria no ambiente da tomada de decisão. “Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que tem o intuito de agregar conhecimento, orientação e direcionamento”, explica o Mentor Empresarial, Amarildo Nogueira.

Segundo Nogueira o Mentor apoia o mentorado, fornecendo insights (indicações) e reflexões, além de compartilhar experiências e conhecimentos, tornando a caminhada rumo as conquistas mais rápidas e assertivas. Dentre as vantagens desse tipo de trabalho para empresários que estão tentando superar a crise, está o fato de que o mentor não tem ligação emocional com o negócio.

Dessa forma, ele traz para a empresa uma visão mais crítica e cristalina, levando em conta os fatos, oportunidades, erros e acertos. Nesta análise não entram preferências pessoais, que são muito comuns em negócios familiares.

O último levantamento do Sebrae mostrou que 88% dos gestores abriram seus negócios usando como base os recursos familiares e 37% deles apostaram no empreendimento, pois tinham o sonho de possuir um negócio próprio. Olhando sob esse ponto, nem sempre é fácil tomar a melhor decisão sem pesar sobre a mesma, o próprio sentimento de sucesso ou fracasso. Assim o empreendedor compromete sua assertividade.

Outro fator crucial da mentoria na retomada de um negócio é o fato de que o mentor é um elo importantíssimo para ligar uma empresa ao mercado em que atua. O mentor se torna essencial para uma análise assertiva das oportunidades. “Desse modo, o mentorado adquire mais confiança, clareza e assertividade em relação às suas metas e valores para seguir em frente. O serviço pode ser contratado na fase inicial do negócio, no período de desenvolvimento e expansão ou em momentos mais críticos.”, finaliza Nogueira.

Amarildo Nogueira é  mentor empresarial e pessoal, criador da empresa Mega Inovação Consultoria. É mestre em Gestão de Negócios com MBA em Logística Empresarial pela (FGV), Business and Management International Professional pela University of California – (Irvine – EUA), Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela (FGV), possui formação em Coaching Integrado Internacional pelo (ICI- Integrated Coaching Institute). Professor de cursos de MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *