Conecte-se conosco

Boas notícias

Em nova fase de restrição da pandemia, críticas sócio-ecológicas ganham releitura artística

Publicado

em

Em nova fase de restrição da pandemia, críticas sócio-ecológicas ganham releitura artística, nos alertando sobre as mudanças constantes em que vivemos
O projeto ANTHROPOCENE: Dear Amazon 2019/2021, provoca uma profunda reflexão sobre como nossos atos no presente ecoam no futuro, tendo como exemplo a própria necessidade de se adaptar constante para o mundo digital durante a pandemia do Covid-19

Foto: Divulgação

Com o intuito de levar mais cultura para os brasileiros, o projeto ANTHROPOCENE: Dear Amazon 2019/2021, traz um projeto lounge, que inicialmente seria realizado apenas de forma física no espaço do Centro Cultural Coreano, agora também terá a exposição online pelo canal do Youtube, garantindo assim a saúde e segurança de todos, foi desenvolvido pelo Ilmin Museum of Art. Reunindo oito grupos, entre eles: artistas coreanos, designers, literatos, diretores de animação, ativistas ambientais e especialistas de estúdios de jardinagem, todos participaram e conduziram diálogos entre artistas brasileiros e espectadores coreanos, visando uma nova perspectiva artista da história do brasil sob a ótica da arte moderna sul coreana.

O Ilmin Museum of Art em sua mais nova mostra busca explorar o discurso sobre o Antropoceno. Deste modo, determinaram uma região para iniciar o Projeto de Arte – a Amazônia. A escolha foi feita principalmente porque atendeu às características distintas da história cultural do Brasil, à partir do pensamento de que “aqueles que não são sujeitos da antropologia”, como o não-Ocidente, a não-modernidade e o não-humano são analisados da perspectiva pan-cósmica do nativo.

Seguindo a história do modernismo brasileiro, no qual escritores e intelectuais brasileiros no início do século 20 magicamente criaram uma distinção entre “eu” e “outros”, literalmente “devorando e digerindo” a cultura europeia. Posteriormente, a antropofagia serviu de base para moldar o Tropicalismo e o Cinema Novo, duas forças motrizes que levantaram discursos sobre atitudes resistentes, raça, gênero, sexo e liberdade individual, desconstruindo oposições binárias de produtos culturais como o erudito e o popular, tradição e modernidade, e o nacional e o internacional em meados do século XX.

ANTHROPOCENE: Dear Amazon 2019/2021, não trata diretamente das questões ambientais, porém, ao mesmo tempo, aborda a noção de antropoceno do Brasil. Em vez disso, a mostra pretende abordar esteticamente este conceito sociocientífico que ainda não nos é familiar. Começando pela questão básica, “O que é um ser humano?”
A exposição foi projetada para trazer um forte olhar sob as convicções e verdades estereotipadas que consideramos naturais de um ponto de vista subversivo, apresentando assim ideias e comportamentos multidimensionais para reorganizar novamente a história da Terra em um espaço e tempo pan-cósmico tornado possível pela imaginação artística. Tem servido como uma oportunidade para os espectadores descobrirem o presente no passado e preverem o futuro através de aspectos do presente, explorando seus próprios coordenadores em um tempo estranho em que olham para o passado e o presente no tempo do futuro.

Trazendo uma nova perspectiva dos povos indígenas da América do Sul, podemos relembrar o quanto nossa percepção e preconceito, considerando apenas ao homo sapiens, como humanos era arrogante. Seremos capazes de viver o Antropoceno de maneira mais humilde e justa quando percebermos todas as coisas, incluindo todos os animais, deuses, os mortos, plantas, clima, corpos celestes e artefatos como humanos com um conceito abrangente e reconhecer o fato de que homo sapiens também são objetos para outros seres.

Lembremos o manifesto de Oswald de Andrade, no qual o artista chamou o ano em que o modernismo brasileiro nasceu, há 100 anos, 374 anos após a deglutição do bispo Sardinha. É hora de bebermos da imaginação de Oswald de Andrade, que nos apresentou naquele ano (1556) quando os índios sul-americanos devoraram o bispo europeu em uma das tentativas de edificação e esclarecimento em nome do catolicismo.

Exposição Física X Online
Uma das missões do Centro Cultural Coreano Brasil é levar mais cultura, diversão e entretenimento para os brasileiros.
Desde março do ano passado, o Centro, assim como quase todo mundo, precisou se reinventar e começar a usar mais a tecnologia como sua aliada. Por isso, todas as aulas, dicas e tudo o que se realizava de atividade física no espaço da Paulista, migrou para o digital, em especial para as redes sociais do Kccbrazil (Facebook,Youtube e Instagram).
Com o avanço dos meses e a chegada da vacina, inicialmente esperava-se que os eventos de forma presencial voltassem aos poucos a acontecer. Entretanto, com as novas medidas restritivas, isso acabou se tornando inviável, sendo então a única solução para continuar levando conhecimento para os lares brasileiros, empregando definitivamente a fusão do digital com o físico, para que as pessoas ainda possam ter toda a experiência e conhecimento que os eventos do Centro Cultural Coreano proporcionam. Inicialmente está prevista a abertura para conferir a exposição no Centro, que fica localizado na Avenida Paulista 460, a partir do dia 1 de abril, data prevista para o fim da quarentena obrigatória.
Mesmo com a abertura parcial para visitação, o Centro sempre se preocupa com a saúde de seus visitantes e colaboradores, empregando todas as medidas de segurança necessárias, tais como agendamento para visitação, incluindo as exposições com hora marca, evitando assim aglomerações; disponibilização de álcool em gel em vários pontos estratégicos do Centro e também a verificação de temperatura na porta de entrada do estabelecimento.

Serviço
ANTHROPOCENE: Dear Amazon 2019/2021
Datas: De 20 de março a 17 de abril
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil – Avenida Paulista, 460
Ingressos: Eventbrite
Canal no Youtube para conferir a exposição de forma online: Centro Cultural Coreano no Brasil

Sobre o Centro Cultural Coreano Brasil:
Desde 2013 o Centro Cultural Coreano Brasil tem como objetivo apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos da língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas envolvendo a Coreia do Sul.
Em suas redes sociais, especialmente no Youtube, no canal do Centro Cultural Coreano ( kccbrazil), atualmente com quase 36 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre: culinária, esportes, Kpop, língua coreana, festivais da cultura e muito mais.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas notícias

DPR Telecomunicações visita Expo Andina Link 2024, na Colômbia, e projeta crescimento nos próximos meses

Publicado

em

O evento foi realizado de 18 a 21 de março, em Cartagena

A empresa brasileira DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado, marcou presença na edição 2024 da Expo Andina Link, evento realizado entre os dias 18 e 21 de março, em Cartagena, na Colômbia. O evento tem mais de 30 anos de história e se destaca como o mais influente da América Latina para o Setor de Telecomunicações, incluindo ISPs, empresas de TIC, inovações, cidades inteligentes, soluções IoT, entidades governamentais, operadoras de ISP, especialistas, associações e tecnologias convergentes.

O objetivo da presença da DPR no evento foi estudar ainda mais o mercado local e firmar novas parceiras com a América Latina, que se iniciarão já nos próximos meses. “Nossa presença no evento mostrou, mais uma vez, o quanto este mercado ainda necessita de soluções completas para o setor local e a DPR pode oferecer isso com inovação e vasta experiência. Em breve, vamos anunciar nossos parceiros oficiais na América Latina”, afirma Efraim Santos Filho, Diretor Comercial Latam da DPR.

A DPR anunciou sua chegada ao mercado internacional ainda no final de 2023. “Todas as transformações pelas quais a experiência de conectividade vem passando trazem novas possibilidades de interação e produtividade, além de possibilitarem uma maior inclusão digital e um melhor desenvolvimento econômico e social para diversos países. Estamos bastante avançados com a comercialização das nossas soluções no mercado internacional e a Colômbia tem sido nosso pontapé inicial na América Latina, finaliza Efraim.

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia na América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Boas notícias

A psicóloga Veruska Galvão é uma das coautoras do livro Liderança & Performance

Publicado

em

A psicóloga Veruska Galvão é uma das coautoras do livro Liderança & Performance- A Arte da Liderança Eficaz, que será lançado dia 12 de abril, em Barueri, São Paulo

A psicóloga organizacional atua na obra com o capítulo sobre a liderança transformacional que parte do pressuposto de que “pessoas não se engajam com empresas, pessoas se engajam com pessoas”.

As organizações estão em constante desafio quando o assunto é liderança e performance. O investimento nos líderes têm um papel fundamental na cultura organizacional da empresa, afinal o engajamento dos colaboradores está relacionado às atitudes e comportamentos da liderança. Esse assunto é debatido por diversos especialistas no livro Liderança e Performance- A Arte da Liderança Eficaz, editado pela Chave Mestra que será lançado no dia 12 de Abril, às 18h, na sede da Editora Chave Mestra, no Office Shopping Tamboré, em Barueri, São Paulo. A psicóloga especialista em cultura organizacional, Veruska Galvão é uma das coautoras da obra com o capítulo sobre liderança transformacional.

De acordo com o estudo da Gallup, as empresas que melhoram o engajamento de seus colaboradores contam com um aumento de até 70% ou mais na produtividade. E um dos principais requisitos para que isso aconteça é uma cultura organizacional forte e consistente com gestores preparados para lidar com pessoas, transformando o ambiente e colaborando para o aumento da performance de forma humanizada.

Veruska Galvão acredita e enfatiza que “pessoas não se engajam com empresas, pessoas se engajam com pessoas”, por isso a liderança tem um papel transformador dentro de uma organização, esse assunto será o tema abordado por ela no livro Liderança e Performance- A Arte da Liderança Eficaz. “O meu capítulo é sobre liderança transformacional, assunto que para mim é muito prazeroso escrever. Acredito que esse capítulo vai contribuir junto aos demais para o desenvolvimento e ganho de consciência dos líderes empresariais. A experiência durante a construção da escrita foi excelente, afinal gosto de abordar esse tema, sempre com o propósito de trazer luz e clareza para a liderança”, comentou a especialista em cultura organizacional.

Durante mais de duas décadas de carreira, a psicóloga Veruska Galvão tem se dedicado a entender o comportamento da liderança, procurando ter conhecimento sobre o que um líder deve fazer para se tornar um agente transformador dentro de uma organização. A especialista em cultura organizacional enfatiza a importância da contribuição do livro para levar essa discussão às empresas.

O livro é sobre liderança e performance, então eu tenho certeza que a contribuição desse livro para líderes e gestores das organizações será no sentido de ajudar a compreender o comportamento deles, afinal isso é o que determina os resultados dos times. A performance organizacional é consequência do bom trabalho da liderança”, conclui Veruska Galvão.

Sobre Veruska Galvão

Psicóloga organizacional, empreendedora, palestrante, mentora e conselheira consultiva, possui certificações internacionais em Coaching, em Modelagem de Cultura Corporativa, em Segurança Psicológica de Times, pela Fearless Organization e em Constelação Sistêmica Organizacional. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas com Pós MBA em Docência Empresarial e Liderança Colaborativa. Há 20 anos atua no desenvolvimento de líderes, times, RH’s e cultura organizacional. Atuou em multinacionais como Manpower, Coca-Cola FEMSA e Hertz. É coautora do livro “Livre para falar”. Veruska Galvão é precursora nos temas Segurança Psicológica e

Modelagem de Cultura Organizacional no Brasil. É fundadora da AKADEMIA de

Transformação Organizacional.

Mais Informações

Veruska Galvão

Site: www.veruskagalvao.com

Youtube: @veruskagalvao

Instagram: @veruskagalvao

Linkedin: Veruska Galvão

Sobre o evento:

Lançamento do Livro Liderança e Performance- A Arte da Liderança Eficaz ( Editora Chave Mestra)

Data: 12/04 (ABRIL)  sexta-feira

Horário: 18h às 21h

Local: Sede da Editora Chave Mestra

Endereço: Office Shopping Tamboré  Localizado: Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 1119 Andar 21°, Barueri, São Paulo. Evento exclusivo para convidados

Programação:

18h  O acesso dos autores e dos convidados ao 21º andar será liberado. Início do evento com um tempo de conexões e networking entre as autoras e convidados, até as 19h.

19h  Foto oficial com todas as autoras (foto com os livros em mãos e com as taças para o brinde das autoras);

19h15  Apresentação do livro pela Editora Chave Mestra 20h50  Encerramento.

Continuar Lendo

Boas notícias

DRA CAROLINA MANTELLI – ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA DA CLÍNICA MANTELLI

Publicado

em

A relação entre obesidade e depressão é complexa e multifacetada, com cada condição podendo influenciar e agravar a outra. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a obesidade e a depressão podem estar interligadas:

Fatores biológicos: A obesidade e a depressão compartilham alguns fatores biológicos comuns, incluindo desequilíbrios químicos no cérebro, como baixos níveis de serotonina, que estão associados tanto à depressão quanto ao apetite e ao controle do peso.

Estresse e trauma: A obesidade e a depressão podem ser desencadeadas ou exacerbadas por eventos estressantes ou traumáticos na vida de uma pessoa, como abuso emocional, trauma físico ou estresse crônico. Esses eventos podem levar a padrões de alimentação emocional, comportamentos sedentários e isolamento social, que podem contribuir tanto para o ganho de peso quanto para a depressão.

Estigma social: As pessoas obesas frequentemente enfrentam estigma social, discriminação e preconceito, o que pode levar a uma baixa autoestima, isolamento social e sentimentos de vergonha e inadequação. Esses fatores podem aumentar o risco de depressão e outros problemas de saúde mental.

Estilo de vida pouco saudável: A obesidade está frequentemente associada a um estilo de vida pouco saudável, incluindo uma dieta pobre em nutrientes, falta de atividade física regular, sono inadequado e uso de substâncias. Esses fatores de estilo de vida também podem aumentar o risco de depressão e outros problemas de saúde mental.

Complexidade da gestão da saúde: Gerenciar tanto a obesidade quanto a depressão pode ser desafiador, especialmente porque essas condições podem se reforçar mutuamente. Por exemplo, a depressão pode levar à falta de motivação para se exercitar ou comer de forma saudável, o que pode levar ao ganho de peso e piora da obesidade, criando um ciclo negativo.

É importante abordar tanto a obesidade quanto a depressão de forma holística, buscando tratamento que inclua intervenções médicas, terapia comportamental, apoio emocional e mudanças de estilo de vida saudáveis. Isso pode incluir a consulta a profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, bem como nutricionistas, educadores físicos e outros especialistas em saúde. Abordar tanto os aspectos físicos quanto os emocionais dessas condições é essencial para promover uma saúde melhor geral e melhorar a qualidade de vida.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.