Conecte-se conosco

Informação

Câncer de colo de útero tem grandes chances de cura, se diagnosticado em fase inicial

Publicado

em

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura

Exame citopatológico cervico-vaginal, que rastreia a doença, teve queda de 61,58% durante pandemia. Situação merece atenção

Você sabia que no mês de março foi instituído como um dos meses para alertar sobre a Prevenção do Câncer do Colo do Útero? Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é o objetivo da campanha.

Mais comum do que se imagina, o câncer de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por ser considerado silencioso, muitas vezes os sinais e sintomas só surgem em cenário de doença avançada. Embora essa estatística seja assustadora, é um tipo de câncer que pode ser evitado. “A doença pode ser diagnosticada a partir de exames de rotina, como o Papanicolau, e tem altas chances de recuperação. Ou seja, quanto mais cedo diagnosticada, maiores são as chances de cura”, alerta o médico oncologista clínico, Gabriel Felipe Santiago, do Centro de Oncologia IHG Medicina Humanizada.

Esse tipo de câncer, conforme explica o médico, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papiloma vírus humano, o HPV. Dados do Ministério da Saúde apontam que 75% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida e cerca de 5% delas vão desenvolver o tumor maligno em um prazo de dois a dez anos.

“Apesar da campanha, os cuidados devem ser seguidos durante o decorrer do ano inteiro”, assegura Gabriel Santiago, apontando que é importante realizar o exame de Papanicolau periodicamente, já que nele é possível descobrir lesões que podem levar ao desenvolvimento da doença. “O exame deve ser realizado em mulheres na idade de 25 a 64 anos que já tiveram relações sexuais”, orienta.

Certos sintomas devem trazer um estado de alerta e podem ser sinais do câncer de colo de útero. Entre eles estão sangramento vaginal, especialmente após as relações sexuais; corrimento persistente; dor abdominal constante; dor contínua nas pernas, quadris ou costas; rápida perda de peso; cansaço excessivo e inchaço nas pernas. Gabriel Santiago recomenda que ao perceber os sinais, a paciente deve procurar imediatamente o ginecologista.

Quanto a prevenção, o médico ressalta que é necessário o uso de preservativos nas relações sexuais. “Hoje é possível se imunizar contra o HPV. A vacina deve ser realizada em meninas de 9 a 14 anos no SUS e pacientes de 9 a 45 anos no serviço particular. No entanto, a imunização não tem eficácia para quem já desenvolveu a doença”, adverte.

Gabriel Santiago reforça que a prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de colo de útero, mas existem meios para tratar pacientes que já apresentam a doença, como: quimioterapia, radioterapia e procedimento cirúrgico. “Os tratamentos medicamentosos, como a imunoterapia, são alternativas inovadoras que auxiliam no combate ao câncer. O desafio está em reduzir a mortalidade e promover qualidade de vida para as pacientes”, assegura.

Nos últimos anos, segundo Gabriel Santiago, houve progressos importantes em cirurgia, com um número crescente de mulheres, mesmo com tumores mais avançados, que podem ser operadas com chance de cura, evolução em cirurgias minimamente invasivas, melhor classificação de cada subtipo da doença, descoberta de marcadores que predizem resultado ao tratamento e outros avanços que propiciam a medicina de precisão e melhor qualidade de vida da mulher em tratamento, como, por exemplo, técnicas de preservação de fertilidade.

De acordo com Gabriel Santiago, a pandemia afetou consideravelmente o cenário do câncer. No início, a falta de informação e, consequentemente, o medo tomou conta. Exames, tratamentos e consultas pré-agendados foram suspensos ou cancelados. Para se ter uma ideia, de março a setembro de 2020, exames imprescindíveis no diagnóstico apresentaram quedas vertiginosas. O exame citopatológico cervico-vaginal, que rastreia o câncer de colo de útero, teve queda de 61,58%. “Estes números são um importante alerta de que não podemos mais esperar para que os exames e diagnósticos sejam agilizados e priorizados e que mesmo diante de uma segunda onda, os tratamentos não sejam mais cancelados”, alerta.

A situação merece atenção. Uma “epidemia” de casos avançados de câncer vem sendo anunciada pelas sociedades e pelos estudos científicos paralelamente à iminente chegada de uma segunda onda da Covid-19.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Nova exposição ‘Figurativo Contemporâneo’ redefine o futuro da arte contemporânea na Galeria Saphira & Ventura

Publicado

em

 

EXPOSIÇÃO GRUPO E PERFORMANCE DE ARTE de Dig Ferreira

A Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York, em parceria com a Saphira & Ventura Gallery, apresenta a próxima exposição, ‘Figurativo Contemporâneo’ (‘Contemporary Figurative’), uma coletiva inovadora, apresentando artistas internacionais e americanos. Com curadoria de Alcinda Saphira, esta mostra que promete grandes surpresas, abre no dia 27 de março, apresentando uma coleção diversificada e versátil de arte que certamente vai encantar o público.

Dedicada à exploração da arte figurativa, a exposição pretende proporcionar aos espectadores uma oportunidade única de se conectarem com a arte a nível pessoal, representando formas e temas familiares da vida quotidiana. Através de uma seleção cuidadosa de artistas e obras de arte, ‘Figurativa Contemporânea’ oferece uma nova perspectiva sobre a interseção de formas, cores e experiências humanas no âmbito da arte contemporânea.

No contexto da exposição ‘Figurativo Contemporâneo’ está o compromisso de celebrar a diversidade e o intercâmbio cultural através da arte, apresentando uma seleção com curadoria de obras de um grupo de talentosos artistas figurativos, incluindo ANNA BARYSHEVA, CRISTIANE de O. MASCHIETTO, DIG FERREIRA, MARIA T ASON, TONY CIMINO, NING NING, e destaque para LIYU WU, conhecido por seu distinto estilo e perspectiva.

‘Figurativo Contemporâneo’ reúne artistas de diferentes formações e origens, cujas obras vão envolver o público como uma rica tapeçaria de expressões artísticas.

A abertura de ‘Figurativo Contemporâneo’ marca um momento significativo no mundo da arte, oferecendo um vislumbre da paisagem em evolução da arte figurativa contemporânea e das abordagens inovadoras que moldam o seu futuro. Entusiastas de arte, colecionadores e o público em geral estão convidados a vivenciar esta exposição dinâmica, que promete ser um evento transformador e inspirador.


A recepção de inauguração da Galeria Saphira & Ventura acontecerá no dia 27 de março, das 18h às 20h30, W 43ST # 416 – NY – NY 10036, em uma viagem pelo mundo da arte figurativa contemporânea e pelo poder de transcender fronteiras e conectar todos nós .

Site: https://saphiraventura.com/
Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery/

Serviço

Exposição: Figurativo Contemporâneo

Artistas: ANNA BARYSHEVA, CRISTIANE de O. MASCHIETTO, DIG FERREIRA, MARIA T ASON, TONY CIMINO, NING NING, e destaque para LIYU WU

Visitação: 27 de março a 05 de abril de 2024 From March 27th to April 5th

Abertura: 27 de março de 2024, das 18h às 20h30

Local: Saphira & Ventura Gallery

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Censura Livre.

Gratuito

RSVP: info@artSVgallery.com

Continuar Lendo

Informação

Empresas do Novo Mundo: redefinindo a gestão empresarial

Publicado

em

Saiba por que as Empresas do Novo Mundo estão se destacando na gestão empresarial

Atualmente, as “empresas do novo mundo” estão redefinindo a gestão empresarial ao incorporarem seu propósito e contribuição genuína para o planeta.

A princípio, a classificação dessas empresas pode parecer incomum. No entanto, o que exatamente define uma empresa do “novo mundo”?

Nos últimos anos, o ambiente corporativo passou por mudanças significativas. Com mais tempo em casa, as pessoas puderam refletir e explorar o mundo sob uma nova perspectiva, levando a uma reconsideração da relação com o trabalho e a estrutura das organizações.

Além disso, as interações entre funcionários e empresas também evoluíram, promovendo um ambiente mais colaborativo e participativo, rompendo com dogmas antigos.

Simultaneamente, a aceleração da transformação digital trouxe novas possibilidades para os negócios. Num mundo rápido e interconectado, os indivíduos foram desafiados a refletir sobre o papel humano e a concentrar-se nos motivos subjacentes a essas mudanças.

Dentro desse cenário, emergem as empresas do novo mundo, que se concentram em seu propósito e na maneira como podem contribuir para um mundo justo, saudável e sustentável. Essas organizações estão redesenhando seus ambientes corporativos com uma abordagem mais consciente, incorporando valores universais e reconhecendo o ser humano em sua totalidade, incluindo suas necessidades emocionais e espirituais.

Nesse sentido, essas organizações acreditam na importância de um propósito maior, unindo responsabilidade e coletividade. Reconhecem também que é hora de integrar a dimensão espiritual na gestão, visando desenvolver profissionais conscientes de seu papel no mundo e capacitados para lidar com uma nova realidade.

Dentro desse contexto, destaca-se a Mandacaya, uma empresa comprometida com o desenvolvimento e a transformação do mundo corporativo. A Mandacaya promove a integração de outras organizações nessa nova visão contemporânea, além de também existir como uma empresa do Novo Mundo.

Com o objetivo de construir uma nova era em que a espiritualidade corporativa seja o alicerce para o sucesso sustentável, a Mandacaya desenvolve programas personalizados para ampliar a inteligência espiritual, gerando benefícios para profissionais, organizações e a sociedade como um todo.

“Acima de tudo, a Mandacaya acredita que é hora de uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho, abandonando velhos paradigmas em busca de uma perspectiva mais humana e significativa,” afirma Vandson Cunha, idealizador da empresa.

Dessa forma, para se tornar uma empresa do “Novo Mundo” e explorar as oportunidades de transformação e desenvolvimento, é essencial capacitar líderes e equipes para adotarem essa nova visão.

Nessa abordagem, a realização pessoal e profissional caminham juntas em direção a um propósito maior. Nessa ótica, a Mandacaya torna-se uma aliada no processo de transição, contando com uma equipe de profissionais especializados e preparados para auxiliar nessa etapa de transformação.

“Oferecemos experiências personalizadas que visam o desenvolvimento da inteligência espiritual no ambiente corporativo,” conclui Vandson.

Para saber mais, visite mandacaya.com ou siga no Instagram: @mandacaya

Continuar Lendo

Informação

Raphaella Souza e Banda Noise Under Control homenageiam as mulheres com dois shows de rock alternativo, nos dias 08 e 09 de março.

Publicado

em

Raphaella Souza, uma das vozes mais promissoras do rock alternativo carioca, e a Banda Noise Under Control, fazem dois shows em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – na Casa do Terror, dia 08 (sexta), e na Tomarock Girl Power,dia 09 (sábado), apresentando os sucessos “A Fuga”, “O Módico e o Monstro”, “Lista de Respostas” e “Caixa dos Esquecidos”.

Depois de quase 10 anos, voltam à Brás de Pina com um show completo na “Casa do Terror” , repleto de DJs mulheres agitando a noite – com entrada gratuita! No sábado, fecha a noite do “Tomarock Girl Power” em um evento focado no protagonismo feminino da Tomarock Produções. Ambos a partir das 20h!


Cansados de tocar em projetos separados, o casal Alexandre Fon e Raphaella Souza, em 2011, juntaram suas influências comuns e montaram uma banda diferente de todas dos points undergrounds do Rio de Janeiro. Convidaram Rafael Lichotti, um dos melhores guitarristas da cena local, amigo de longa data e o excelente baixista Renan Oliver para completar o time.
Em 2012, Renan Oliver deixou o grupo, dando lugar a Leonardo Lopes com seu baixo pesado e brutal, que chegou agregando mais intensidade e ótimas composições com suas letras ácidas e urgentes ao repertório do Noise Under Control.

Após oito anos de formação lançaram seus primeiros singles/vídeos – “A Fuga”, “O Módico e o Monstro”, “Lista de Respostas” e “Caixa dos Esquecidos”. Este último é a faixa título do álbum que pretendem lançar em breve, reunindo os singles já lançados em todas as plataformas digitais através do selo Caravela Records, e com produção musical de Celo Oliveira (Kolera Home Studio).

Noise Under Control
. Raphaella Souza (vocal)
. Alexandre Fon (bateria)
. Rafael Lichotti (guitarra)
. Leonardo Lopes (baixo)

Músicas

A FUGA – https://www.youtube.com/watch?v=VacPR0DTZ_c
O MÓDICO E O MONSTRO – https://www.youtube.com/watch?v=FGsOhQiPNhc
LISTA DE RESPOSTAS – https://www.youtube.com/watch?v=BVOf6k13xms
CAIXA DOS ESQUECIDOS – https://www.youtube.com/watch?v=QXs-Rqye7OM

 

Links

Instagram: https://instagram.com/NoiseUnderControl

Youtube: https://www.youtube.com/NoiseUnderControl

Facebook: https://www.facebook.com/NoiseUnderControl

TikTok: https://vm.tiktok.com/ZMY4DRBta

Twitter: https://twitter.com/NoiseUnderCtrl

Spotify: https://spoti.fi/3jC8lHT

Deezer: https://bit.ly/3lkhBka

Apple Music: https://apple.co/30V9wLl

Amazon Music: https://amzn.to/3ljLLUR

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.