Pé de Atleta? Especialista da dicas de cuidados para esportistas

Calçados adequados, corte de unha e até a hidratação da pele são alguns dos fatores que interferem no rendimento do atleta

No dia 10 de Fevereiro comemora-se o Dia do Atleta Profissional e, para que os corredores e praticantes de qualquer esporte de impacto tenham um bom rendimento, os cuidados com os os pés devem ser parte da rotina diária, assim como os treinos. Para ajudar com esse check-list, a podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, maior rede de podologia do país, Maria Lourdes Pinheiro, lista abaixo algumas dicas.

Se for correr ou realizar atividades em quadra, procure um tênis adequado e use-o com meias de algodão, que absorvem o suor e ajudam a combater os fungos causadores do pé de atleta (micose);
O corte das unhas deve ser feito por um podólogo, profissional habilitado que, além de cortar e lixar corretamente, também poderá identificar e tratar doenças específicas.
Evite remover totalmente as cutículas. Essas são proteções naturais do corpo que impedem a sensibilidade, calos, frieiras, infecções por bactérias e bolhas.
Mantenha os pés hidratados, pois isso evita o atrito com a meia e impede a formação de bolhas.
Opte por palmilhas e protetores de silicone que absorvem o impacto e evitam o impacto e o atrito com o calçado.
Evite estourar as bolhas que costumam surgir nos pés, mantendo-os limpos, secos e em repouso, pois assim o risco de infecção é menor.
Após a atividade física, faça um escalda-pés com água quente para relaxar e pingue algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que é relaxante. Na falta dos óleos, junte à água um punhado de sal grosso, que ajuda na circulação.
Invista na reflexologia, uma massagem relaxante, também é recomendada para ajudar a descansar e aliviar as tensões.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos para cuidados dos pés, médicos e ortopédicos, mobilidade e bem-estar. Os serviços ofertados em todas as unidades são os mais variados e vão desde os tratamentos tradicionais, como remoção de calos, calosidades e unhas encravadas, aos serviços preventivos, como corte técnico, reflexologia e fototerapia. Com 21 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Para mais informações: www.doctorfeet.com.br, ou nas redes sociais: Instagram: @doctor_feet e Facebook: /doctorfeet.podologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *