Dia Mundial Fraternidade sem Fronteiras terá 17 ações em São Paulo

Na Capital, entre as atividades confirmadas estão: entrega de bonecas africanas e arrecadação para os projetos Jardim das Borboletas e Microcefalia, Amor sem dimensões

A Organização Humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) completa dez anos de fundação, no dia 15 de novembro de 2019. Para comemorar a data, voluntários de diferentes localidades do Brasil e do mundo se organizaram em ações para incentivar e proporcionar a prática da fraternidade.

No Estado de São Paulo, 17 ações já estão agendadas e confirmadas para a data. Na Capital paulista, um grupo de voluntários entregará pelo menos 2 mil bonecas africanas pela Avenida Paulista. A ação vai começar às 10h, em frente ao Shopping Cidade São Paulo. “As bonecas foram pensadas como algo utilitário, em forma de chaveiros e imã de geladeira. Isso para que sejam sempre lembradas na mensagem que passam”, explica Claudia Mei, coordenadora da ação. Cinquenta voluntários, divididos em quatro grupos, participarão do momento.

Bonecas Abayomi – A palavra abayomi tem origem ioruba e significa aquele que traz felicidade ou alegria. Quando os negros vieram para o Brasil, como escravos, a bordo dos navios negreiros, atravessavam o Oceano Atlântico em viagens longas e difíceis, sem água, comida, além dos desafios do calor e medo. Muitas crianças choravam assustadas e para acalmá-las, as mães rasgavam tiras de tecido da própria roupa para fazer bonecas, para as crianças brincarem. Não havia nenhum tipo de costura nem demarcação de olho, nariz ou boca; isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Enquanto os nós eram dados, cerca de cinco, fazia-se um desejo de coisas boas para a criança, pois as mulheres sabiam que as famílias poderiam ser separadas quando chegassem ao Brasil. A boneca era feita do tamanho que coubesse na palma da mão da criança para que ela não a perdesse. Com o passar do tempo, muitos irmãos se reencontraram graças às cores dos tecidos das bonecas.

A outra ação pelo Dia Mundial Fraternidade Sem Fronteiras será a entrega de doações aos projetos “Jardim das Borboletas” e “Microcefalia, Amor sem dimensões” – apoiados pela FSF. A iniciativa é de uma empresa de comércio exterior e conta com a participação dos 400 funcionários, clientes e parentes para arrecadar alimentos, fraldas, produtos de higiene e recursos para a compra de medicamentos e curativos. “A nossa opção foi fazer a ação do bem em prol dos projetos da Fraternidade sem Fronteiras, os quais pudessem atender crianças no Brasil. Depois que conhecemos a FSF ficamos mais sensibilizados e o sentimento é de querer abrir a nossa casa para todos”, relata Viviane Batista de Oliveira, representante do comitê criado na empresa, para o Dia Mundial FSF.

A expectativa é distribuir 150 kits com shampoo, condicionador, sabonete, fraldas, leite em pó e medicamentos; além de aproximadamente R$ 10 mil para compra dos curativos e alimentos. A campanha de arrecadação começou no dia 16 de setembro e vai até 14 de novembro. Parte das doações será entregue no dia 15 de novembro, às 9 horas, em um ponto de apoio do projeto Jardim das Borboletas, no bairro Belo Vista, em São Paulo/SP. A outra parte seguirá por uma transportadora para a sede do Microcefalia, Amor sem dimensões em Campina Grande, na Paraíba.

Projeto Jardim das Borboletas – Localizado na cidade de Caculé, sudoeste da Bahia, a ONG Jardim das Borboletas foi fundada em 2016 e recebe o apoio da Fraternidade Sem Fronteiras. A Organização oferece ajuda para o tratamento e assistência social dos pacientes com Epidermólise bolhosa, uma doença grave e rara, de caráter genético e hereditário. Sua principal característica é a formação de bolhas e lesões na pele.

Projeto Microcefalia, Amor sem dimensões – Em Campina Grande, na Paraíba, o trabalho que une ciência e amor, recebe o apoio da Fraternidade Sem Fronteiras, oferece às crianças com microcefalia tratamento no Centro de Atendimento Integral do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. Uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, psicólogos, médicos, atendem as crianças dando a chance do tratamento adequado.

Ações do Dia Mundial pelo interior e litoral paulista:

Americana – Concerto Fraterno, às 20h – Teatro Paulo Autran

Araras – Arrecadação Fraterna, das 7h às 17h30 – EMEF Padre H. Bertolini

Buritama – II Bazar Fraterno, às 8h – Centro Espírita Discípulos de Jesus

Campinas – Acolhimento Fraterno, das 9h às 12h – Praça Perceu Leite de Barros

Embu das Artes – Bazar, às 13h – Local a definir

Indaiatuba – Trailer no Cinetopazio e letreiros digitais na rodovia de SP – Dia todo

Indaiatuba – Flash Mob, às 18h – Shopping Jaraguá Indaiatuba

Indaiatuba – Bazar FSF – Shopping Jaraguá

Ipuã – Café Fraterno, às 16h30 – CCI Ipuã

Itanhaém – Ação Social, das 9h às 13h – Bairro Mambu
Itatiba – Ação do Bem, das 9h às 22h – Centro Espírita Casa de Emmanuelll

Mogi das Cruzes – Arrecadação de materiais escolares, das 9h30 às 17h – Rua Professor Manoel Acelino de Mello, 292

Presidente Prudente – Pizzas em prol da Fraternidade sem Fronteiras , das 7h30 às 13h – C.E. Poder da Fé

Santos – Exposição dos Cadernos Fraternos, às 10h no Teatro Guarany

Ubatuba -Fraternidade em Ubatuba, dia todo – Centro de Ubatuba

Dia Mundial Fraternidade Sem Fronteiras: Data criada para comemorar os 10 anos da ONG Fraternidade sem Fronteiras: “A ideia é que seja um dia para inspirar todos os outros da nossa vida, porque é na vivência da fraternidade que sentimos como é bom fazer o bem, e isso nos motiva a continuar trabalhando por um mundo melhor”, afirma o presidente-fundador da FSF, Wagner Moura. O Dia Mundial FSF vai proporcionar um movimento simultâneo de ações positivas e fraternas, que divulguem e comerem o momento da Organização.

Ações pelo Brasil e pelo mundo: Voluntários e todas as pessoas que estiveram dispostas a fazer algo neste mesmo dia ficaram livres na escolha do tipo, local e horário da ação. Mais de 50 ações foram inscritas em diferentes estados e países. No Brasil, além de São Paulo, haverá atividades nos estados de Mato Grosso do Sul, Alagoas, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará e Espírito Santo. Serão caminhadas, viagem de trem, concerto, bazares, recreação com crianças, palestras, café da manhã, piquenique, pizza, arrecadação de materiais escolares, oficina de reciclados, visita a asilo, entre outros. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de novembro deste ano, no site: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/diamundialfsf.

Pelo mundo, voluntários estarão reunidos no Brasil, em Portugal, Bolívia, Suíça, Inglaterra e Canadá. “Nossas expectativas foram superadas com a quantidade de ações inscritas e a diversidade delas. Isso nos mostra o quanto as pessoas estão buscando fazer o bem e criando um mundo mais fraterno”, comemora a responsável pela área de Eventos da FSF, Camila Leonel. É possível conferir a agenda completa em: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/diamundialfsf/agenda.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação no Brasil e exterior. A instituição vai completar dez anos em 15 de novembro de 2019 e para comemorar, criou o Dia Mundial Fraternidade sem Fronteiras – www.fraternidadesemfronteiras.org.br/diamundialfsf. Além disso, possui 45 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.

Todas as iniciativas são mantidas por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Entre os eventos, está previsto o IV Encontro Nacional Fraternidade sem Fronteiras, que será de 17 a 19 de abril de 2020, em São Paulo/SP/Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br e pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e Twitte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *