Museu da Casa Brasileira realiza 13ª edição do Bazar da Cidade com programação cultural para crianças e adultos

Com entrada gratuita, o evento acontece nos dias 12 e 13 de outubro
e foca no mercado infantil


Foto: Sandra Zimmermann

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza a 13ª edição do Bazar da Cidade nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo, das 10h às 20h, com programação cultural especial e gratuita para comemorar o dia das crianças.

O evento, que ocupa pela terceira vez os jardins e o terraço do MCB, reunirá expositores das áreas de moda, decoração, bem-estar, infantil e gastronomia. Para esta nova edição, Bel Pereira, curadora do Bazar da Cidade, teve a preocupação em selecionar e reunir 13 expositores que produzem e comercializam unicamente produtos para o universo dos pequenos. Entre eles, destacam-se as saias divertidas e coloridas da ‘Ó A Saia Dela’, da figurinista Nana Calazans; os tapetes para brincar da ‘Fofuchão’; a moda sustentável da Timiri e as joias infantis da Aureca e da Bambina joias.

Haverá também uma programação cultural especial, com oficinas gratuitas para crianças e rodas de conversas que buscam refletir sobre a infância no mundo contemporâneo. “O propósito dessa edição é celebrar as crianças – e os adultos com alma de criança – que dão vida à nossa cidade”, afirma a curadora Bel Pereira. “Será um bazar recheado de atividades lúdicas, brincadeiras, contação de histórias, bate-papo para os pais e até meditação.”

Na área gastronômica, serão mais de 20 expositores, divididos entre as barracas da Mercearia, com produtos para levar para casa, e as da Praça de Alimentação, com produtos para serem consumidos durante o evento.

Expositores já confirmados:
Acessórios: Allwood, Criativo Curioso, Dafna Edery, Linus, Vicky Mardegan, A de Acessórios, Vaca Pintada, Ricreare.
Vestuário, Joias e Bijouterias: Ateliê Alaine Colucci, Atelier Lucas Shirts, Baú, By Ana Brasil, DudabyDuda, Garimpo Fina Estampa, Fios e Pontos, Franciela Faleiro, Loom Knitwear, Marta Barcellos Design, Miemy Stillo, R.Delbon, Rever Camisaria, Studio Lica Soares, Somos Ateliê, Susu Bijoux, Tecer, Trie, 189 Design, Zona de Conforto, Sylvia Camarero.
Saúde e Bem-Estar: Cacau e Curas, Eco.Tube, Jardinzeiro, Feminist.Joy, LÓdorat. Casa, Arte e Decoração: B.Kind, BF Cerâmica, CR Lacerda, Élehome, Foodwood Tabuaria, Renata Levi Cerâmicas, Titapoint.
Arte Indígena: Cerâmicas Wauja da Aldeia Piyuga, Alto Xingu.
Infantil: Amor de Criança, Aureca, Avans Diversáo à Mesa, Bambina Joias, Chá Com Mel, Companhia das Letrinhas, Deita Que Lá Vem História, Fofuchão Tapetes Para Brincar, Leskarts, Mooui, Muskinha Design Divertido, Ó A Saia Dela, Peixe Amarelo, Timirim, Tnin Shoes, Mini we, Lasso.
Mercearia: Alho Negro do Sítio, Cantinho de Minas, Delícias do Zinha, Deliciss, Empório Dona Mita, Iké Natural, Oli Pães Artesanais & Co, Vitamina da Terra. Praça de Alimentação: Aguzzo Cucina, Arepas Picatta SP, Café Basílio, Catarina Coffee and Love, Cervejaria Los Compadres, Cheers, Cozinha Voilá, D’Farm Artesanal, Dona Celina Pão de Queijo Artesanal, Dourado de Amendoim e Cia, Farfalla Gelato, La Cuisine, Viva Kürtős!-Culinária Húngara.

Programação cultural
OFICINAS GRATUITAS PARA CRIANÇAS
Fábrica de Máscaras
Pelo grupo “Oquecabeaqui?”
Criação de máscaras inspiradas na poética do artista Saul Steinberg.
Dias: 12/10, sábado; e 13/10, domingo
Horário: das 15h às 16h
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início.
Vagas: 24 crianças simultâneas
Faixa etária: de 5 a 12 anos

Livros Ilegíveis
Pelo grupo “Oquecabeaqui?”
Oficina inspirada na poética da exposição de Bruno Munari, em cartaz no MCB
Dia: 12/10, sábado
Horário: das 12h às 13h
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas: 24 crianças simultâneas
Faixa etária: de 5 a 12 anos

Bichos/Customização
Por Nana Calazans
Customização de moletons com capuz para composição de bichos – jacaré, coruja, coelho e raposa. Os participantes deverão levar os seus moletons.
Dias: 12/10, sábado; e 13/10, domingo
Horário: das 17h às 17h30; das 17h30 às 18h.
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas: 10 crianças simultâneas
Faixa etária: de 5 a 12 anos

Frotagem
Pelo grupo “Oquecabeaqui?”
Oficina inspirada na poética da exposição de Bruno Munari, em cartaz no MCB
Dia: 13/10, domingo
Horário: das 12h às 13h
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas: 24 crianças simultâneas
Faixa etária: de 5 a 12 anos

Ponto de Brincar
Com monitores do grupo “Oquecabeaqui?”
Uma kombi muito simpática e divertida oferece um espaço reservado às crianças com diversas propostas brincantes e artísticas. No interior do veículo há ainda um delicioso e convidativo espaço para leitura.
Dias: 12/10, sábado; 13/10, domingo
Horários: das 11h às 11h30; das 12h30 às 15h30; das 16h30 às 19h Tempo máximo de permanência: 45 minutos
Vagas: 15 crianças simultaneamente
Faixa etária: de 5 a 12 anos. Crianças de até 4 anos somente se acompanhadas por responsáveis.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
História | Capitão Cueca: ler te dá super poderes, pela Cia Sópapo, em parceria com a Companhia das Letrinhas
Nessa história, Jorge e Haroldo voltam a aprontar. E a última brincadeira da dupla deixa Melvin Sneedly, o gênio da escola, tão irritado que ele decidiu se vingar.
Dia: 12/10, sábado
Horário: 16h15 às 16h45
Inscrição: não é necessária
Vagas: sem limitação
Faixa etária: crianças e adultos

História | Mortina pela artista Paula Dugaich, em parceria com a Companhia das Letrinhas
Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Vive no Palacete Decrépito, com uma família bastante estranha, e seu grande sonho é ter amigos para brincar.
Dia: 13/10, domingo
Horário: 16h15 às 16h45
Inscrição: não é necessária
Vagas: sem limitação
Faixa etária: crianças e adultos

PRÁTICA PARA CORPO E MENTE
Falun Dafa para crianças: prática para o aprimoramento do corpo e da mente
Praticado em mais de 100 países, o Falun Dafa é uma prática milenar chinesa que se baseia em exercícios de energia e meditação.
Dia: 12/10, sábado
Horário: 13h30 às 14h30
Inscrição: não é necessária
Vagas: sem limitação
Faixa etária: aberta para crianças de qualquer idade, mas os adultos podem participar.

RODAS DE CONVERSA
Educação Para a Paz: Como Educamos Hoje e Por Quê?
Palestra com a influenciadora digital Thais Basile, educadora parental formada pela Positive Discipline Association e especializada em Psicopedagogia Institucional.
Mãe de Lorena, 6 anos, Thais parte de sua experiência pessoal para uma reflexão sobre o modo como educamos hoje, mitos sobre a educação tradicional e mudanças que fazem a diferença.
Dia: 12/10, sábado
Horário: das 15h às 16h
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início.
Vagas: 20 pessoas

Se Relacionando Bem Com os Alimentos: os Bons Hábitos se Formam na Infância
Roda de conversa com as nutricionistas Juliana Tomandi Fontes e Juliana de Melo Sá.
As profissionais falarão sobre a alimentação nas diferentes faixas etárias, considerando os pais como facilitadores no processo de alimentar seus filhos de forma saudável.
Dia: 13/10, domingo
Horário: das 12h às 13h
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas: 20 pessoas

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Bazar da Cidade
Compacto, organizado e criativo, o Bazar da Cidade teve sua primeira edição em agosto de 2015, na Rua Texas, no Brooklin. Desde então, foram sete outras edições de sucesso no Espaço Obra de Arte, em Moema; duas edições no Museu da Casa Brasileira (em agosto de 2018 e em abril de 2019); e em agosto de 2019 realizou sua 12ª Edição em A CASA – Museu do Objeto Brasileiro, em Pinheiros. Juntar coisas cheias de bossa e gente descolada em uma espécie de bazar teve início na década de 80, quando Bel Pereira promovia o In Loco 57 nos porões do lendário Bar Bartolo’s, no coração da Vila Madalena.

SERVIÇO
Bazar da Cidade
Dias 12 e 13 de outubro
Sábado e domingo, das 10h00 às 20h00
Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO AO MUSEU
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *