Saiba os cuidados necessários com as roupas de atividade física

Especialista em lavanderia comenta seis dicas para aumentar a durabilidade das peças em até 40%

Se você malha, corre, luta ou pratica qualquer tipo de atividade física, sabe que os tecidos das roupas esportivas são um pouco diferentes das que usamos no dia a dia. Leves e delicadas, as roupas estilo fitness são produzidas com fibras sintéticas, como poliéster, poliamida ou elastano, feitas para serem resistentes e arejadas, bem como facilitar a transpiração e manter a temperatura do corpo mais agradável.

Para aumentar a durabilidade destas peças, o cuidado no dia a dia e ao lavar é essencial. É preciso estar atento às informações das etiquetas para seguir corretamente as orientações do fabricante no processo de lavagem e secagem e não correr o risco de danificar os tecidos.

Para auxiliar quem lava roupas sozinho, seja em casa ou em lavanderias self-service, Ricardo Monteiro, especialista em higienização e gerente operacional da rede Prima Clean Lavanderias Express, sugere seis cuidados para manter as roupas como novas por mais tempo.

Dicas:

1 – Após a atividade física, não jogue as roupas suadas no cesto de roupas sujas, o ideal é deixar a peça pendurada para secar, porque quando ela ainda está molhada e é misturada com as demais roupas, pode gerar proliferação de bactérias.

2 – Se você realiza a atividade física e depois vai trabalhar, deve primeiramente colocar a roupa em um saco plástico antes de guardá-la na mochila. Como não há ventilação na mochila, pode também causar proliferação de bactérias e criar odor desagradável.

3 – Para lavar, a principal dica é não misturar as peças de cores claras com as escuras, lave-as separadamente; assim, evita-se a transferência de tom ou que a roupa desbote.

4 – Na máquina de lavar, coloque as roupas em sacos de proteção, pois evita que o tecido se danifique durante o processo de lavagem. Na hora de lavar, selecione o ciclo leve/delicado. Caso a roupa esteja manchada, selecione a opção de molho para facilitar a remoção da mancha no processo de lavagem. Não precisa usar alvejantes.

5 – Opte por lavar sempre com sabão alcalino. Verifique a composição do sabão, que neste caso, deve ter na descrição como branco óptico, componente para melhor remoção do suor e odores que se impregnam nos tecidos.

6 – Durante o processo final de lavagem, não é necessário colocar amaciante. Como alguns tecidos são de poliéster ou poliamida, por exemplo, esses materiais precisam absorver o suor e depois expelir, e o uso do amaciante interfere na respirabilidade do tecido, prejudicando a transpiração.

“Com esses simples cuidados é possível manter a qualidade das roupas, mantendo-as adequadas para os treinos por muito mais tempo. Em lavanderias profissionais, como é o caso da rede Prima Clean Lavanderia Express, seguimos estes passos e utilizamos equipamentos de alta tecnologia, otimizando todo o processo de lavagem, proporcionando um aumentando de cerca de 40% na durabilidade das roupas e ainda economizamos recursos como água, luz, energia e tempo dos nossos clientes, já que tudo fica pronto em até 80 minutos”, conclui Monteiro.

Prima Clean Lavanderia Express

Modelo americano de lavanderia, adaptado ao mercado brasileiro e com mais de 12 anos atuação no segmento. A franquia é express, versátil e com o conceito inovador “self-service”, onde o cliente pode lavar e secar a própria roupa, por meio do serviço de cesto (em menos de 80 minutos), ou deixar por conta de uma atendente. A Prima Clean é uma lavanderia completa que, em sua estrutura, possui equipamentos com tecnologia avançada, de alta performance e que utilizam produtos/soluções sustentáveis. As lojas oferecem praticidade, qualidade nos serviços e economia aos clientes. É a “lavanderia de casa, fora de casa”. Site: www.primaclean.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *