“Psoríase não tem cura. Preconceito tem!” é o lema do Grande Encontro que acontece neste sábado, 25, na Câmara Municipal de São Paulo

A 17ª edição do Encontro vai reunir 1500 leigos, profissionais da saúde e pacientes em um grande evento que apresentará as novidades do tema e vai propor um questionário inédito focado no público infantil

Acontece neste sábado, 25 de maio, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de São Paulo, o Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo. Voltado para as pessoas com Psoríase e seus familiares, profissionais e estudantes de medicina, odontologia, fisioterapia, nutricão, enfermagem, podologia, psicologia e farmácia, o evento gratuito tem como tema este ano “Venha lutar pela causa da Psoríase!”.

Com a expectativa de 1500 pessoas, o Grande Encontro vai, não só informar e conscientizar o público presente sobre as novidades e pesquisas sobre a doença que estão sendo feitas no Brasil e no mundo, mas também propor um questionário inédito de qualidade de vida para crianças que sofrem com esta doença.

Ainda sem cura, a psoríase é uma doença sistêmica, cuja estimativa no Brasil é que mais de 3 milhões de pessoas convivem com ela – e que atinge vários sistemas e órgãos, devendo ser tratada multidisciplinarmente depois de diagnosticada por um dermatologista.

Programação e Histórico

Ao longo dos 17 anos, o Grande Encontro de Psoríase conta com significativas conquistas: Aprovação da Lei No 15.987, PL No 286/07, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que instituiu, no âmbito do município de São Paulo, a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase; A Secretaria Municipal da Saúde publicou um decreto instituindo o Programa de Psoríase na cidade de São Paulo; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBS Maurice Pate-Penha, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBD Ibirapuera, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre Psoríase, produzidas pela LEO Pharma e Criação de um Protocolo de Psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Um dos compromissos do evento é a capacitação de profissionais que atuam ou pretendem atuar com pacientes com Psoríase, sendo que ao longo dos anos já foram capacitadas centenas de pessoas.

Para 2019, no Plenário 1º de Maio, estão confirmadas as presenças de Luiz Tavares, Prof. de Educação Física formado pela FMU, Pós Graduado em Treinamento Desportivo – FMU Treinador e Proprietário da Assessoria Equipe Tavares; que fará uma sessão de alongamento corporal, às 8h30, logo após o Credenciamento e Café de Boas Vindas. Na sequência, às 9h, acontece a Cerimônia de Abertura com Dr. Gilberto Natalini, Dr. Cid Yazigi Sabbag e Autoridades convidadas da área de saúde.

Às 9h30, “A abordagem multidisciplinar da Psoríase: como afeta toda saúde”, será o tema apresentado por Dr. Sabbag e convidados. Já às 11h30, “A importância da comunicação digital para os tratamentos e melhoria da qualidade de vida”, será debatido por Thays Ciconi, do Blog Amigos com Psoríase, e seus convidados () e às 12h15 acontecerá Mesa Redonda com especialistas, com perguntas dirigidas da plateia ao coordenador, Dr Cid Yazigi Sabbag.

Paralelamente, no Auditório Prestes Maia, após a Transmissão da Cerimônia de Abertura às 9h, acontece a palestra “Vitiligo: conceitos básicos, tratamentos e novidades”, com Dr. Celso Lopes, Dermatologista do Ambulatória de Vitiligo da UNIFESP; e, às 10h30, será a vez dos Protocolos de fisioterapia e podologia “A marcha nos pacientes com artrite psoriática”, com a Profª. Leda Magalhães de Oliveira, Fisioterapeuta da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP; e com Norina Abreu, Podóloga especialista em Pé Diabético pelo Hospital Brigadeiro Especialista em Psoríase pelo Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP.

Já no Salão Nobre, 8º andar, acontecem os Cursos de enfermagem, farmácia e nutrição com o tema “A síndrome metabólica na visão das áreas de enfermagem, farmácia e nutrição”, ministrados por Drª. Maria Helena S. Mandelbaum, Enfermeira Especialista em Dermatologia, Mestre em Saúde Coletiva e Doutora em Educação; José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Especialista em Manipulação Magistral Alopática pela ANFARMAG; e Marina Yazigi Solis, Nutricionista do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP, Especialista em Nutrição Clínica.

Na Sala Sérgio Vieira de Mello, no 1º Subsolo, às 9h30 acontece o Curso de Odontologia “As implicações bucais nas dermatoses inflamatórias com especial enfoque na Psoríase”, com o Prof. Dr. Carlos Monson – Coordenador Professor Afiliado do Departamento da EPM/UNIFESP e coordenador do Setor de Saúde Oral e Sistêmica baseada em evidências do Ambulatório Psoríase, do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP; Profª Drª. Maria Luísa Frigerio, Professora da FOUSP e da Câmara Técnica de Odontogeriatria; e Prof. Pedro Horvath Neto Pós-graduado em Implantodontia, Assistente no Curso de Pós-graduação em Implantodontia ORTONEO e Assistente no Grupo de Saúde Oral Sistêmica UNIFESP. Às 11h00, na sala Luiz Tenório, também no 1º Subsolo, será a vez do Curso de Medicina “Atualizações nos tratamentos para Psoríase” sob coordenação do Dr. Cid Yazigi Sabbag.

Será fornecido certificado de participação ao final. O 17º Grande Encontro Municipal de Psoríase, 15º Encontro Nacional de Psoríase e 12º Encontro de Vitiligo acontece das 8h30 às 14h30. As vagas são limitadas e gratuitas e podem ser realizadas em https://natalini.com.br/

Apoiadores que fazem a diferença

Há 17 anos o Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo conta com o apoio de parceiros estratégicos, que além da sinergia com a causa da Psoríase, contribuem para a realização deste evento único que, de forma gratuita, apresenta as novidades e pesquisas atualizadas sobre a vanguarda nos tratamentos para pacientes, além de capacitar profissionais e estudantes da área de saúde. São eles: CIP – Centro de Infusões Pacaembu (www.infusoes.com.br); Novartis (https://www.novartis.com.br); LEO Pharma (http://www.leo-pharma.com.br), Novartis (www.novartis.com.br) e Libbs (https://www.libbs.com.br/)

Para mais informações e inscrições, acesse: https://natalini.com.br/

Serviço

Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo

25/05/2019

08h30 às 14h30

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 – Centro

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *