Conecte-se conosco

News

18 ANOS DA COMPANHIA ÁGATA

Publicado

em

Companhia de Teatro celebra 18 anos de existência relançando clássico de Calderon de La Barca .

“ Produzir teatro sempre será um ato de amor e heroísmo” . Essas e outras afirmações foram dadas pelo diretor de Teatro e Fundador da Companhia Àgata de Artes que celebra 18 anos de atividades desistindo de trabalho autoral inédito, relançando clássico já produzido em 2.012 .
Segue a íntegra da entrevista do nosso portal com o fértil diretor .

OCIMAR FREITAS – A ideia original seria comemorar os dezoitos anos do Àgata com um trabalho inédito . Por que a relançar “ A Vida é Sonho “ se já foi produzido em 2.012 ?
SILVIO TADEU – Sobre o trabalho inédito ,creio que o elenco não se adaptou ao ritmo de descoberta de texto e mensagem . Iríamos discutir os limites humanos diante da tecnologia e os grandes personagens que são ícones, que trouxeram novas tendências,como Chacrinha e Assis Chateaubriand . Estávamos ansiosos em mandar uma mensagem realmente atual, não recorrer mais aos textos teatrais já tão conhecidos . Como a fórmula não estava funcionando decidimos não lançar o trabalho . Quando não existe verdade melhor não fazer . “ A Vida é Sonho “ de La Barca, traz uma mensagem importante e também urgente ao homem de hoje. O combate a ilusão do poder e da vaidade tão presente nas redes sociais de hoje . Todos são poderosos, perfeitos…mas toda vida é sonho. E os sonhos, sonhos são .

OCIMAR FREITAS – O elenco não se adaptou ?
SILVIO TADEU – Achávamos que pelo fato do Àgata fazer 18 anos tínhamos de caminhar com as próprias pernas, largar a mão confortável dos dramaturgos já conhecidos mas na verdade o grupo veio de duas experiências muito fortes . “ O Cortiço “ em 2018 e “ Drácula “ em 2.019 . A intensidade dos dois trabalho, bem como a resposta do público ficaram registradas nos dois elencos. Para continuarmos com o “ Tecnologia – O Show “, esse era o nome do trabalho, seria necessário um desnudamento de tudo que fizemos para encontrarmos uma nova fórmula. Eu como diretor estava inquieto. Tinha recebido um convite para dirigir “ O Doente Imaginário “ , mas puxa…tanta gente já tinha montado …precisava de algo novo. Realmente novo . Eu estava disposto e me pondo em risco, bem como os assistentes que escolhi, a Ju Camata e o velho amigo e parceiro Edimar Castro . mas não era o momento do elenco e talvez não era momento também deste trabalho acontecer .

OCIMAR FREITAS – E quando será o momento desta inovação ?
SILVIO TADEU -O tempo dirá. “ Drácula “ foi abortado em 2.013 e só aconteceu em 2.019.

OCIMAR FREITAS – O que significa para você e para o elenco esses dezoitos anos de atividades ?
SILVIO TADEU – Para mim a eterna confirmação que produzir teatro sempre será um ato de amor e heroísmo. Para o elenco não sei …nem todos estão a tanto tempo na casa . Do núcleo fundador somente o ator Milton Ostronoff ainda participa ativamente, e o Henrique Possetti que veio depois mas participa desde 2.003 acho . Aí vem a Ju Camata,desde 2.009, mas enfim . Se você tem uma equipe que veste a camisa e não sai da casa é um bom sinal. Temos isso . então acho que é importante para eles ainda estar no Àgata . Teatro é importante primeiro para quem faz. Para quem assiste, tudo se desfaz depois que as cortinas se fecham e você leva a estória para casa, como posse de suas lembranças. Um dia ela vem a tona aquela ideia. Aquela mensagem.

OCIMAR FREITAS – Você passou por um processo doloroso recentemente . A inspiração ficou abalada ?
SILVIO TADEU – Sim, perdi minha mãe em dezembro do ano passado. Mas o abortar o trabalho não teve nada a ver com esse processo particular. Ao contrário, é tanta dor que tinha de expurgar. Essa dor vai virar arte .

OCIMAR FREITAS – Uma peça de teatro ?
SILVIO TADEU – Não, propriamente . Vou fazer um show em homenagem a minha mãe dia 10/05, Dia das Mães, com o cantor Paulo Borges, o músico e maestro Gilvan Santos. Eu vou defender alguns textos no palco com eles. O repertório que eles irão apresentar terá algumas músicas que ela não cansava de ouvir, músicas de Nelson Gonçalves, Francisco Petrônio, Roberto Carlos . Será uma homenagem a minha mãe e estarei defendendo uma causa social também, a dos idosos. Pedi ao ator e amigo Eduardo Silva ver isso pra mim .

OCIMAR FREITAS – Falemos da remontagem de “ A Vida é Sonho “ . Mesmo elenco ?
SILVIO TADEU – Do elenco original estão Milton Ostronoff, Henrique Possetti e Francisco Alves. Entram Caio Pimenta, Edivaldo Gomes, Ju Camata , José Luis Gaeta e uma atriz da nova geração do teatro, Roberta Lisa. A primeira produção tinha toda uma estética oriental e um preparo da arte oriental Shin-Tai-Do aplicada pelo Ruben Spinozza. Essa montagem terá como foco o próprio texto. A importância desta mensagem ao homem atual, dominado pelo avatar que ele cria e se torna escravo nas redes sociais . Todo o elenco se mostrou bem a vontade na leitura e nos primeiros ensaios .

OCIMAR FREITAS – Está vindo um infantil por aí ?
SILVIO TADEU – Sim. O texto está 80% escrito, elenco selecionado praticamente. Resisti escrever e produzir para crianças por que não queria cair na moda do “ todo mundo está fazendo” . Queria ter algo a falar para as crianças, então recriei um conto de fadas .

OCIMAR FREITAS – Qual ?
SILVIO TADEU – Surpresa .

OCIMAR FREITAS – Falando em surpresa, o “ ator “ Silvio Tadeu vai das as caras no infantil ?
SILVIO TADEU – Vou nada . Já fiz minha opção, dirigir e produzir . A maré não está pra peixe e o mar não está para artistas. O cenário político atual é totalmente oposto a arte mais ousada, engajada. E quem produz hoje em dia, ergue uma trincheira nesta guerra. Como diz o poeta Pedro Luís, quem resiste faz a raça evoluir.


Silvio Tadeu
Diretor e Produtor

Continuar Lendo
3 Comentários

1 Comentário

  1. Jucimara

    8 de fevereiro de 2020 at 20:22

    Ótima entrevista! Parabéns! O Silvio é um dos poucos que ainda dá a cara pra bater pela verdadeira arte teatral. Um velho herói novo, além de ser um ser humano incrível! Aplausos…🤗🤗🤗

  2. Cláudia Cristina de Carvalho

    7 de fevereiro de 2020 at 14:26

    Grande Sílvio Tadeu, meu eterno Amado Mestre! Tive o prazer em fazer parte desta Cia maravilhosa e posso afirmar que foi a melhor fase da minha vida. Sílvio é um diretor enérgico mas sempre sensato e sensível ele consegue tirar o melhor de nós. Parabéns Cia Ágata e Silvio Tadeu.

  3. Henrique Possetti

    6 de fevereiro de 2020 at 12:01

    18 anos de muita arte, garra e dedicação ao Teatro e a Arte!
    Parabéns Silvio!!
    Fico muito grato de fazer parte dessa linda história do Ágata!
    “A felicidade humana passa sempre como um sonho. E hoje quero aproveitá-la. Ainda que dure pouco, Sonhemos Alma, Sonhemos…”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

News

Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

Publicado

em

Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Continuar Lendo

News

Poltrona Baixa o Facho: um tributo à cultura do nordeste

Publicado

em

Inspirada em lajedo paraibano, a peça traz autenticidade e conforto

Na intersecção do design contemporâneo com a riqueza cultural do Nordeste brasileiro surge a Poltrona Baixa o Facho, uma peça singular que encanta não só por seu design exclusivo, mas também por sua inspiração profundamente enraizada na paisagem e tradição nordestina. Criada pelo designer Marcelo Bilac e minuciosamente produzida pelo Grupo Officina, esta poltrona vai além de uma simples peça. É uma homenagem às formas orgânicas e imponentes das rochas do Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba, que serviram de inspiração para seu design ousado e elegante.

O tecido que reveste esta obra de arte é um testemunho da inovação e identidade paraibana: feito com algodão colorido local, sendo uma matéria-prima única que confere autenticidade indiscutível à poltrona.

A trajetória ultrapassou fronteiras, marcando presença na semana de design em Milão e consolidando-se como um símbolo do talento e da criatividade nordestina. Agora, com o convite do NORDESTESSE, a Poltrona Baixa o Facho, brilha na 13ª Semana de Design em São Paulo, no Edifício Itália.

Para Soni Cassiano, sócia-diretora do Grupo Officina, essa oportunidade é um marco importante: “É uma imensa satisfação representar a riqueza cultural nordestina neste evento. Ter uma peça inspirada nas belezas da Paraíba e criada pelo Grupo Officina consolida a nossa região como referência em inovação e design”, conclui.

Além de sua beleza estética e seu significado cultural, a Poltrona Baixa o Facho é uma prova do design como uma ferramenta capaz de ultrapassar barreiras geográficas, levando a riqueza e a diversidade do Brasil para o mundo.

Serviço
DW! SP 2024 – 13ª Semana de Design de São Paulo
Local: Circolo Italiano/ Edifício Itália: Avenida Ipiranga, 344 – 2º andar, Centro, SP
Data: 14 a 24 de março de 2024
Horário: 12h às 22h

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.